ArquiteturaCasa e Construção

Soluções Criativas para Imóveis Compactos

132views

A redução na metragem dos imóveis, requer soluções bem planejadas e criativas para atender as necessidades e ainda transmitir a sensação de maior amplitude. Sendo assim, otimizar o aproveitamento dos espaços, integrando-os funcional e visualmente e a transformação de áreas pequenas em ambientes bem aproveitados é o desafio em projetos para imóveis compactos.

Confira nessa matéria três projetos de interiores do Lineastudio Arquiteturas para apartamentos com metragens reduzidas.

Apartamento Blue

No projeto do apartamento de 45m², localizado próximo à Arena do Grêmio, em Porto Alegre buscou-se valorizar a visual para o estádio e detalhes nos tons do tricolor também foram solicitações dos clientes.

Pequenas alterações de layout na área social contribuíram para a melhoria funcional da planta e ampliaram a percepção da dimensão dos cômodos, somado a isso, o mobiliário foi todo feito sob medida para aproveitar cada espaço do apartamento.

A conexão entre cozinha e estar, originalmente dividida por uma parede, foi substituída por uma bancada alta que, além de atender as refeições rápidas e apoiar a churrasqueira, estende-se pelo estar e transforma-se em prateleira de apoio para quadros.

Outro elemento de conexão, o painel ripado que faz o plano de fundo para TV e prateleiras no estar, também emoldura a mesa de jantar. Mesinhas auxiliares junto ao sofá, substituem a mesa de centro e liberam espaço para abertura do sofá-cama.

Apartamento EF

Atemporal, elegante e cheio de personalidade, o Apartamento EF traduz o estilo de viver do seu proprietário: um jovem empresário, dinâmico e criativo.

A área social integra cozinha, estar e jantar e predomina a madeira e os tons de preto e cinza. No detalhe, a sutil divisória do hall para a cozinha, em ripado vertical, fazendo um plano de fundo esteticamente interessante para os dois ambientes.

A cristaleira e bar de drinks foi outra solicitação atendida para trazer personalidade para o espaço do jantar.

No plano de fundo, o terraço ganhou parede verde, mobiliário confortável e lareira ecológica para abrigar momentos ao ar livre e funciona como uma extensão do estar.

Apartamento Elas

No projeto do apartamento de 57m², a sacada e a cozinha foram integradas à sala de estar, a fim de contribuir com a funcionalidade e aproveitamento dos espaços. O desejo das duas irmãs era um apartamento elegante, feminino e que traduzisse a personalidade de ambas. Assim, surgiram toques de cor na decoração e circulação, sutilmente oculta pela porta painel que garante sensação de amplitude pela leitura limpa que confere ao ambiente.

A paleta de cores com base neutra e a mistura da madeira com a leveza do metal garantiram aconchego e jovialidade aos espaços.

FOTOS: Cristiano Bauce

Deixar uma resposta