EmpreendedorismoEntrevistasSaúde e Bem-estar

Cabelos saudáveis e vida saudável: Rafaela Weber fala sobre a tricologia e as duas clínicas que comanda

115views

Com 10 anos de atuação no mercado, Rafaela Cavalheiro Weber, natural de São Gabriel, tem formação em Educação Física, mas foi como Tricologista que encontrou sua verdadeira vocação. Além de Tricologista Clínica Integrativa, Rafaela é Ozonioterapeuta Integrativa e graduanda em Biomedicina.

A mãe do Gabriel, de 19 anos, da Maria Fernanda, de 6 anos, e do Sebastião Filho, de 5 anos, acredita que a tricologia desempenha papel importante na investigação da causa de displasias capilares.

“A tricologia é também prevenção de futuras doenças. Associando tecnologias e protocolos individualizados que se fazem necessários para um tratamento integrativo completo”, explica.

Rafaela hoje possui duas clínicas, uma em São Gabriel e outra em Santa Maria, sendo que ambas contam com a mesma gama de tratamentos integrativos. Na entrevista, relata de que forma a tricologia se diferencia das outras disciplinas da saúde capilar, quais os casos mais desafiadores que já tratou e os tratamentos e prevenção.

Quais são os principais problemas capilares que você trata em suas clínicas?

Hoje nas minhas clínicas tratamos: queda capilar, excesso de oleosidade no couro cabeludo, calvície masculina e feminina, psoríase, caspa, dermatite/dermatite seborréica e fios danificados.

Como a tricologia se diferencia de outras disciplinas relacionadas à saúde capilar?

Na tricologia não fazemos uso de medicamentos para os tratamentos, mas sim de ativos e protocolos para a melhoria das lesões capilares, buscando sempre a personalização em cada tratamento.

Quais são suas especialidades dentro da tricologia?

Dentro da tricologia, hoje eu domino as técnicas de aromaterapia, fototerapia, ozonioterapia capilar integrada e nutrição celular.

Quais são alguns dos casos mais desafiadores e interessantes que você já tratou?

Eu já tratei diversos casos desafiadores nesses 10 anos de atuação, mas um que posso destacar pela complexidade é de um paciente de 5 anos, que já havia feito diversos tratamentos, e não obtinha resultado algum. Ele chegou até a nossa clínica, acompanhado por seus pais, relatando dor e que não poderia voltar à escola até que não obtivesse resultado em seu tratamento. Iniciamos um protocolo exclusivo para ele, e com 30 dias de tratamento já conseguimos controlar a lesão exposta que o mesmo tinha, fazendo ele usar sempre boné, o deixando triste e sem poder brincar com as demais crianças.

Pode compartilhar um pouco sobre suas duas clínicas? O que as torna únicas?

A experiência que eu ofereço aos meus pacientes é um momento de autocuidado único. Onde nunca será só sobre um cabelo, mas sim sobre autoestima e confiança. Contamos com profissionais capacitados, tecnologia de ponta e produtos de qualidade para nossos pacientes.

Como você aborda a individualidade de cada paciente em seus tratamentos? Quais são as tecnologias mais recentes que você utiliza em suas clínicas?

Através da leitura dos exames de sangue, bioressonância, tricoscopia e metanálise. Contamos com ozonioterapia, hidrogênio molecular, PRP, PRP plasma gel e nutrição celular.

Como a inovação tem impactado o campo da tricologia nos últimos anos?

Positivamente, pois este campo é muito amplo e o nosso cabelo é um marcador de saúde. E nesse sentido, a tricologia vem para associar e promover saúde em diversos tratamentos, desde displasias capilares até tratamentos oncológicos.

Como você desenvolve um plano de tratamento personalizado para cada paciente?

Com uma análise individualizada dentro da anamnese feita na consulta avaliativa, juntamente com a solicitação de exames, visualizando assim a necessidade de cada paciente e investigando a causa das suas queixas.

Além dos tratamentos, como você enfatiza a importância da prevenção com seus pacientes?

Através das nossas redes sociais, onde colocamos sempre informativos e conteúdos sobre prevenção. Prevenção, manutenção e contenção, buscamos sempre informar sobre esses 03 pilares dentro da tricologia.

Quais são os conselhos mais comuns que você dá para a manutenção da saúde capilar?

Os mais comuns são sobre a organização da ingestão de líquidos, evitar ingerir produtos inflamatórios e ultraprocessados, melhoria da flora intestinal e prática de atividades físicas.

Deixar uma resposta