Grand Place (Grote Markt) with Town Hall (Hotel de Ville) and Maison du Roi (King's House or Breadhouse) in Brussels, Belgium. Grand Place is important tourist destination in Brussels. Cityscape of Brussels.
Notícias

Prefeitura de Santa Maria participou do Brussels Urban Summit na Bélgica

153views

O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, e o assessor superior Ronie Gabbi participaram dos quatro dias do evento Brussels Urban Summit, na Bélgica. Eles acompanharam as atividades que debateram os problemas enfrentados pelas grandes cidades. “O Summit foi muito rico por diversos pontos de vista. Percebemos que as cidades têm suas particularidades, mas alguns problemas são comuns a todos, o que permitiu que diferentes nações pudessem trazer suas contribuições ao debate”, afirma o vice-prefeito.

Participaram mais de 300 cidades de todo o mundo, contabilizando mil personalidades políticas, especialistas e representantes da sociedade civil presentes durante o evento para debater os principais problemas globais, como às mudanças climáticas, migrações, crescimento urbano, desigualdade social, inovação e sustentabilidade.

Diante de tantos municípios, a equipe santa-mariense percebeu que as principais metrópoles atuais passaram por um momento de revitalização e ressignificação semelhante ao que Santa Maria está vivendo hoje. “Essas cidades entenderam que não basta transformar um espaço sem levar oportunidades a eles, mesmo que sejam questões básicas à população, como a alimentação e o lazer. Nesse sentido, podemos ver um ciclo à frente do que estamos fazendo em Santa Maria e que o Distrito Criativo Centro-Gare tem, sim, possibilidade de fazer um centro revitalizado para que as pessoas desenvolvam seus projetos de vida”, considera Gabbi.

Além de ter sido debatidas nos congressos e painéis, a mobilidade urbana belga é um exemplo a ser seguido. Com um sistema de transporte público que tem tickets integrados para o uso em ônibus, trem e metrô. Ainda há faixas de rolamento para bicicletas e patinetes, ruas com restrições de horários para carros e calçadas largas.

“São ações que tornam o transporte coletivo mais atrativo e diminuem a circulação de veículos no centro da cidade, reduzindo engarrafamentos. Bares e restaurantes têm um horário estabelecido para fazer uso das calçadas, o que também facilita a movimentação de pessoas pelas principais ruas e avenidas”, diz Decimo.

Ainda segundo o vice-prefeito, a gastronomia identitária em Bruxelas é muito forte e deve servir como inspiração para os empreendimentos instalados na Vila Belga, em Santa Maria. Na Bélgica, além de os restaurantes e bares oferecerem um serviço de qualidade, os produtos trazem em suas embalagens, ou apresentação dos pratos, características que os tornam únicos. Uma estratégia de marketing que fomenta o consumo. 

Decimo foi convidado a participar do evento na Europa por intermédio da cônsul honorária da Bélgica em Porto Alegre, Kátia Pinheiro, em virtude de dois fatores: o Distrito Criativo Centro-Gare, iniciativa que vai ao encontro de alguns dos temas abordados durante o evento; e a Vila Belga, conjunto residencial de 116 anos, composto por 84 residências geminadas, construídas em Santa Maria pela empresa belga Compagnie Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil, o que rendeu ao local o título de Patrimônio Belga no Exterior.

Deixar uma resposta