EmpreendedorismoEntrevistas

Do consultório veterinário ao sucesso empresarial: Histórias e lições com a proprietária do Ninho Hospital Veterinário

64views

Filhos, família e suas empresas: isso é o que move a vida de Chaiane Medeiros Peres, natural de Rosário do Sul, mas residente em Santa Maria desde os 16 anos, quando veio para o coração do Rio Grande fazer cursinho pré-vestibular.

Para a empreendedora, seus filhos são o bem mais precioso, pois cuidar, educar, amar e ver as pessoas que eles estão se tornando é muito especial. Manter a família unida, as empresas em constante crescimento e as pessoas unidas é o seu combustível de todas as manhãs.

A mãe da Isabelle, de 9 anos, e do Otávio, de 4 anos, fala na entrevista sobre a escolha do curso de veterinária, as empresas que administra, como consegue dar conta da rotina e seus sonhos.

Qual foi a sua maior influência na escolha do curso de veterinária?

Fiz vestibular no final do ano de 2003. Entrei na faculdade no primeiro semestre de 2004 e me formei em 2009. Em janeiro de 2024, completei 15 anos de formada. A Medicina Veterinária foi meu sonho de criança. Sempre fui apaixonada por animais de todos os tipos, acho que tenho o dom de acalmar eles, onde estou, os animais estão ao meu redor. Os animais também me acalmam, são às vezes meu porto seguro. Sempre tive animais dentro de casa e eles sempre me elegeram a dona, mesmo tendo outras pessoas no convívio da casa.

Minha influência para fazer veterinária foi sempre minha paixão, amor e vontade de cuidar deles. Sou a única médica veterinária da família, nossa família é praticamente de farmacêuticos e eu, desde pequena, todo mundo dizia, a “Chaiane vai ser veterinária”. Nunca pensei em ter outra profissão na vida. Hoje, pelas necessidades das nossas empresas, sou mais gestora que médica veterinária, praticamente tive que sair totalmente da rotina para conseguir manter alinhadas as nossas empresas. Hoje gerencio 3 empresas, com aproximadamente 65 colaboradores entre elas. Possuímos o Ninho Hospital Veterinário, a Ninho Pet Store e a Ninho 3D – Tomografia Veterinária.

A Ninho 3D foi construída em sociedade com o Dr. Lucas Bello, onde buscamos tecnologia de ponta e inovação para a medicina veterinária, pois esse exame está disponível para todo estado. 

O que mais gosta na profissão?

O que me encanta na profissão é ver a gratidão nos olhos deles quando conseguimos amenizar o sofrimento, ver o medo deles antes do exame clínico e depois eles relaxados brincando dentro do consultório, ver a melhora de cada quadro clínico, ter o desafio de fazer sempre o melhor dentro da realidade de cada tutor é muito gratificante. Também quando recebemos o reconhecimento e carinho dos tutores, pois hoje cuidamos de um membro da família. Muitas pessoas, principalmente após a pandemia, estão tendo um vínculo de pai e filho com os animais, tendo uma posse responsável, fazendo de tudo para cuidar da saúde do seu pet. Hoje somos os pediatras da família pet.

O que te levou a ser empreendedora?

Sempre fomos tentados pelo desafio. Eu e meu esposo, Maicon Pinheiro, sonhamos desde a graduação de ter nosso hospital veterinário. E para ser empreendedor é necessário ter muita coragem, dedicação, estudo, esforço, comprometimento, e isso sempre tivemos. Após minha graduação, fiquei 1 ano estudando para conseguir entrar na residência, porque queria muito fazer para melhorar meu conhecimento e me capacitar para entrar no mercado de trabalho. Então no ano de 2010, ingressei na Residência em Clínica Médica na UFSM, acabei a residência e logo após fiz pós em Dermatologia Veterinária.

Nesse período, Maicon foi aprovado no concurso para Técnico Administrativo no Hospital Veterinário na UFSM, no cargo de médico veterinário do HVU. Após o término da minha residência, comecei a trabalhar numa clínica veterinária onde entramos logo em seguida como sócios. Após 8 anos da sociedade, resolvemos sair e seguir nossa empresa sozinhos, e aí sim já pensamos em construir nosso hospital. Fomos estudar como desenvolver a marca, a empresa, quais seriam nossos valores, objetivos, desenvolver nosso nome, entre outros. Nosso hospital completou 3 anos e vem crescendo ano após ano. 

Sempre tivemos o apoio da nossa família em nossas escolhas e meus pais sempre ajudaram na parte financeira das nossas “loucuras”. Meu pai conseguiu um financiamento bancário para fazer a nossa primeira sociedade e depois quando abrimos nosso hospital ele também nos auxiliou com um financiamento para construir o hospital. Assim nos tornamos empresários com coragem, garra e ajuda da nossa família para concretizar nossos sonhos.

Há quantos anos você está casada? Como se conheceram?

Eu e o Maicon começamos a namorar na formatura dele, no dia 7 de setembro de 2007. Nos casamos em março de 2010. Nos conhecemos na faculdade onde eu era estagiária. Ele sempre me estimulava a gostar de cirurgia, mas nunca foi meu forte, e acabei amando a dermatologia veterinária onde acompanhava a professora Claudete Schimidt no Hospital e por isso que fui para a área.

Como administra a rotina de hospital, filhos, casa e marido?

Hoje, após um susto que tomei no ano de 2022, que fui diagnosticada num ultrassom de rotina com um tumor renal, e que acabei fazendo nefrectomia total no rim esquerdo, acabei repensando meus horários e minhas rotinas. Por isso, acabei optando em delegar os atendimentos dermatológicos para um colega para ter mais tempo e cuidar da minha saúde. Com a rotina que tinha, meus exercícios acabavam sempre em segundo plano. Hoje, no turno da manhã, faço meus exercícios, e tento fazer as reuniões online com nosso CEO de São Paulo e marketing que é uma empresa de Floripa onde realizo as reuniões, a maioria delas de casa. Assim consigo também estar mais presente na vida das crianças, tento almoçar com eles e levo eles na escola à tarde. Após isso, já venho para o hospital resolver as situações presenciais, atender os vendedores, fazer reuniões com equipe e seguir a rotina financeira e administrativa. O Maicon eu vejo no hospital e em casa à noite, onde tentamos cuidar bastante das crianças. A casa administro entre intervalos de reuniões e em uma tarde que tiro para folgar para resolver minhas coisas e da casa.

Como administra trabalhar com marido? É bom ou ruim?

Bom, é muito difícil separar o pessoal do profissional. Hoje trabalhamos em áreas totalmente diferentes. Eu fico na gestão e ele mais na rotina, e digo que às vezes nem nos vemos no hospital, porém os problemas sempre aparecem e tentamos resolver no hospital e não levar para casa, inclusive para não discutir na frente das crianças.

Hoje, após esses anos de convívio, sempre trabalhando juntos, já aprendemos a administrar essas situações após muitas terapias de casal. Mas nos vemos como um casal que se complementa e quer crescer juntos, ficando eu responsável pela gestão da empresa, casa e filhos e ele com a mão na massa, trabalhando nos atendimentos cirúrgicos e cirurgias e coordenando os veterinários na rotina. No final das contas é bom poder saber que sempre estamos próximos e nos ajudando.

Quais são os seus sonhos?

Hoje temos uma ótima qualidade de vida, uma empresa que amamos, uma família que sempre sonhamos. Meus sonhos não são muitos, só preciso ter muita saúde para ter o restante. Após meu susto, aprendi que devo viver um dia de cada vez e aproveitar todos eles como se fosse o último.

Fale um pouco da estrutura e serviços do hospital.

Hoje temos uma estrutura bastante ampla. Somos considerados o maior Hospital Veterinário do Rio Grande do Sul, onde no ano de 2022 ganhei o Prêmio do CRMV de empreendedor do ano.

Nossa estrutura conta com uma recepção ampla, atendimento de felinos totalmente separado, onde possuímos uma sala de espera para felinos, consultório e internação exclusivos de felinos. Possuímos 7 consultórios, 1 sala de diagnóstico por imagem com radiografia digital e ultrassonografia, internação de cães, UTI com cuidado intensivo, sala para atendimento cardiológico, centro cirúrgico com duas salas operatórias amplamente equipadas, laboratório interno, centro de reabilitação com hidroesteira. Além da Pet Store em anexo, e a Tomografia que fica localizada no prédio ao lado do hospital. Além de salas para os funcionários, copa, quarto de plantonistas, etc.

Oferecemos diversos serviços que vão desde os atendimentos clínicos gerais até diversas especialidades. Realizamos cirurgias de todos os tipos, eletivas como castrações, profilaxia dentária  e cirurgias complexas como prótese de quadril, TPLO, cirurgia de coluna, cirurgias oncológicas entre outras. Internações, fisioterapia, exames de imagem Rx, US, tomografia computadorizada, endoscopia, vídeo-otoscopia, artroscopia, exames de sangue, check-up, cuidados com os pacientes felinos onde o ambiente é aromatizado com feromônios calmantes. E o mais importante: possuímos atendimento 24 horas com equipe sempre no local. Nossos plantões contam sempre com um veterinário plantonista e mais dois auxiliares veterinários para o cuidado dos nossos pacientes internados. Além de sempre estar uma equipe pronta de anestesia e cirurgia para casos cirúrgicos de emergências e diagnóstico por imagem.

Temos especialistas nas seguintes áreas: dermatologia veterinária, clínica médica, ortopedia, traumatologia, neurologia, cardiologia, medicina de felinos, oncologia, oftalmologia, diagnóstico por imagem e fisioterapia. Além de todos os nossos veterinários que ainda não possuem especialidade estarem cursando pós-graduação em outras áreas, entre elas gastroenterologia, nefrologia, endocrinologia, nutrição e cuidados intensivos. Hoje temos um total de 29 veterinários entre os do dia, plantão e especialistas. 

Qual o seu lema de vida?

Viver todos os dias como se fosse o último.

Deixar uma resposta