Nossa Palavra

NOSSA PALAVRA

65views

Santa Maria 165 anos

Nossa amada cidade completa 165 anos de emancipação. Uma data importante para refletir que cidade deixaremos para nossos filhos, qual o nosso legado?

Acredito que não podemos mais aceitar que a cidade seja apenas uma passagem, uma travessia. Nos primórdios a cidade borbulhava pela circulação dos caixeiros viajantes, os ferroviários, depois a vinda dos militares, e instalação de novas bases, mais tarde o grande fluxo se dava pelos milhares de estudantes e professores que aqui vinham buscar conhecimento e oportunidades. Mas afinal de quem é esta cidade? 

Está na hora de batalharmos pela cultura do pertencimento, de brigar por melhorias e exigir que a cultura e o acolhimento seja percebido em todas as esferas e não apenas dentro de ambientes elitizados.

O que significa uma cidade cultura? Como dizia minha professora Neida Ceccin Morales, a cultura não é somente arte, música e forma erudita de expressão. Cultura é a representação de valores de um povo. Quais os valores de nossa gente e o que é aceitável e o que é desprezível?

Não podemos mais admitir que uma cidade denominada cultura, aceite lixo jogado em todos cantos, que móveis e utensílios sejam descartados em vias públicas ou arroios, que pichações e vandalismos sejam considerados arte e que roubos e furtos sejam naturalizados como o novo normal. 

Uma cidade boa de viver, vai além de ter escolas, saúde e segurança. A cidade precisa permitir uma infra-estrutura capaz de acomodar os fluxos de circulação e mobilidade urbana, a iluminação pública precisa ser de qualidade e as praças e parques de uso comum precisam contemplar as necessidades de encontros entre famílias, crianças e idosos. 

Quando temos experiências em outras cidades, lembramos das pessoas, da energia que o lugar carrega, dos serviços, da hospitalidade, da gentileza, das ruas limpas e confortáveis para passear.

Quantos empreendedores escolheram esta cidade para ser sua sede de investimentos. Quantas pessoas acreditaram neste potencial e aqui depositam esforços, energia, tempo e acima de tudo transformam realidades.

Me sinto feliz em fazer parte deste time, que gera emprego, que cria oportunidades de novos negócios e que ama este lugar em toda a sua complexidade e diversidade.

Obrigada a todas as pessoas que nasceram aqui, aos que passaram, e os que escolheram com o coração. Vida próspera para toda nossa gente.

Deixar uma resposta