Mundo Afora

Encantos de Doha: Uma viagem a dois pelo coração do deserto

155views

O Catar (ou Qatar, na transcrição internacional) é uma nação do Oriente Médio, caracterizada por sua pequena extensão territorial e significativa prosperidade econômica. Oficialmente denominado Estado do Catar, este país árabe constitui um emirado, o que significa que é governado por um membro da classe dominante conhecido como emir.

Situado na península arábica, na Ásia Continental, o Catar abrange uma área de cerca de 11.610 km² ao norte do Golfo Pérsico. Fazendo fronteira com a Arábia Saudita, o país é separado por um estreito do Golfo Pérsico do Bahrein.

O casal Letícia Correa de Barros, médica, e Carlos Silveira, advogado, realizou uma viagem com destino ao Catar e contou para a Revista Interativa como foi conhecer esse destino imperdível.

Nós já planejávamos há algum tempo uma viagem ao Catar para visitar uma grande amiga, também médica, que mora e trabalha em Doha há 5 anos. Quando finalmente decidimos ir, foi uma experiência incrível.

Já na chegada a Doha, pode-se conhecer o HAMAD International Airport, que possui o título de aeroporto mais luxuoso do mundo. E é realmente um luxo, com lindas obras de arte e jardins no seu interior.

Capital Doha

Doha, capital do Catar, é uma cidade linda. O que mais chamou nossa atenção foi a arquitetura, com edificações imponentes e design arrojado, além da iluminação da cidade durante a noite, que torna tudo ainda mais perfeito. Doha também é muito segura. Pode-se andar pela orla durante a noite sem medo de assaltos e aproveitar a vista, os restaurantes e a culinária local. Porém, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos, mesmo para os turistas.

Época da viagem

Viajamos em janeiro de 2024, mês de inverno local, e durante os dias que ficamos lá, a temperatura permaneceu próxima dos 28-30°C. Chove muito pouco por lá e não choveu durante nossa viagem. Soubemos por lá que no verão a temperatura é “escaldante”, chegando a mais de 40°C.

Fatos interessantes sobre o Catar

O país é um Emirado, governado por um Emir. Está situado no Golfo Pérsico. O Islã é a religião da imensa maioria da população. A riqueza do Catar deve-se principalmente aos seus recursos naturais, como gás natural e petróleo. Além disso, o país tem uma das menores cargas tributárias do mundo.

Os Qataris seguem um código de vestimenta rígido, baseado na tradição islâmica. Também existe um código de vestimenta para estrangeiros e visitantes, que devem cobrir os ombros e os joelhos para entrar em lugares privados como shoppings, museus e mesquitas.

Somente 11% da população do Catar são Qataris. 89% são expatriados que vivem e trabalham lá. O idioma principal é o árabe, mas o inglês é considerado a segunda língua no país, o que facilita muito para os turistas.

Lugares que conheceram durante a viagem

A Education City, um centro de polos universitários e de pesquisa onde estão localizados a Biblioteca Nacional do Catar e um dos belíssimos estádios de futebol construídos para a copa do mundo.

O Museu Nacional do Catar, projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, em formato de uma rosa do deserto (que é uma formação rochosa típica do Golfo Pérsico), com uma grande diversidade de obras de arte.

O Souq Waqif, um mercado típico com atmosfera local onde se encontram iguarias e artesanatos, além do Falcon Souq Qatar – tradicional falcoaria Qatari em Doha.

O deserto do Catar é um dos poucos no mundo onde as areias do deserto encontram o mar. A praia Sealine fica no extremo sul do Catar e faz fronteira com a Arábia Saudita. Super indico o rally de SUV 4×4 pelas dunas do deserto, com parada breve para um passeio e fotos com os camelos, e no final um piquenique no topo de uma duna com vista para o mar e pôr do sol, que foi uma das mais belas experiências que já vivemos.

Deixar uma resposta