Judiciário

Andressa Karina Pfeffer Gallio

136views

Nova Tabeliã de Itaara


Desde o dia 1º de junho, Itaara tem uma nova Tabeliã e Registradora Civil. Com um extenso currículo, Andressa, ingressou na atividade por meio de Concurso Público. É mestre, foi advogada e professora no Paraná. Em entrevista, ela nos conta um pouco mais dos serviços e diferenciais do Itaara Tabelionato de Notas e Registro Civil.

Como você se apresentaria para aqueles que ainda não a conhecem em Itaara?

Sou Andressa Karina Pfeffer Gallio, tenho 39 anos, casada com Alex Sander Gallio. Temos dois filhos, Ruan Pablo (19 anos) e Matheus (13 anos). Fui advogada por vários anos. Sou mestre em Serviço Social e Direitos Humanos, oportunidade em que me dediquei profundamente ao estudo das políticas públicas habitacionais. Apaixonada pela docência e pela energia contagiante da universidade.

Onde atuava antes de vir para a cidade?

Até abril de 2023, residia em Cascavel/PR. Lá exercia a advocacia como associada à B&G, Boschirolli e Gallio Advogados e atuava em todo o Estado do Paraná em duas grandes áreas, Direito Empresarial e Família e Sucessões. Em 2017 fui aprovada no processo seletivo da PUC/PR, momento em que me apaixonei pela docência e permaneci por 07 anos vinculada aos programas de Graduação e Pós-Graduação. Fui professora da Univel Centro Universitário e do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Como foi a mudança de outro estado e o desafio em assumir como Tabeliã em Itaara?

Mudanças são desafiadoras, ainda mais quando se trata de algo tão impactante como no meu caso, pois meu Concurso iniciou em 2013 e finalizou em dezembro de 2018, porém na ocasião renunciei ao meu direito de escolher uma serventia no Estado do Rio Grande do Sul. Em 2022, tive uma nova oportunidade de escolha e então, apesar de não fazer mais parte das minhas perspectivas mudar de profissão e de cidade, não tive dúvidas de que havia chegado a hora de encarar esse desafio e finalmente ingressar nessa belíssima e honrosa profissão.  

Como foi escolher a cidade para morar em outro Estado e trabalhar em outra área?

A escolha de uma serventia em um concurso público como este deve considerar alguns dados técnicos e Itaara esteve na minha lista de preferências desde o início, porém ao conhecê-la em dezembro de 2022, me encantei com sua beleza natural e tive a certeza de que mudar completamente a minha vida, pessoal e profissional era a decisão correta. 

O que mudou para o usuário do Itaara Tabelionato desde que você assumiu? 

Acredito que a mudança mais impactante para o usuário foi a nova sede, localizada na Guilherme Kurtz, 3265, bem próximo à Faixa. Pensamos em cada detalhe da estrutura, física e tecnológica e temos um espaço acolhedor e totalmente adequado à prática de todos os atos, sejam eles presenciais ou remotos. Mas a mudança não foi apenas estrutural, trouxemos novidades nos serviços ofertados.

E quais são essas novidades?

Estamos praticando muitos atos através da plataforma do E-Notariado, desde a emissão de certificados digitais “e-notarizados” até a lavratura de atos nato digitais, afinal, o deslocamento do usuário até a serventia não é mais imprescindível. Outra novidade é que fazemos o apostilamento de documentos brasileiros que precisam ser usados no exterior.

Andressa, o que é apostilamento? 

Trata-se de um ato praticado pelo tabelião para autenticar a origem de um documento público ou administrativo emitido no Brasil, bem como, confirmar a autenticidade do emitente, isso é necessário quando tais documentos serão utilizados no exterior, em um dos países signatários da Convenção de Haia. Isso é imprescindível para quem vai estudar fora do Brasil e para quem está em busca da naturalização Italiana, por exemplo. 

Mas qual é o grande diferencial do Itaara Tabelionato de Notas?

Como a cidade é pequena podemos atender nossos usuários de uma forma personalizada, tomar um café e debater sobre suas demandas, sentimos prazer em receber e ouvir as pessoas que buscam a serventia. Mas além disso, dessa pessoalidade e humanidade no atendimento, nosso maior diferencial é ofertar aos usuários do Tabelionato de Notas, a remessa de todas as escrituras aqui lavradas ao Registro de Imóveis para que sejam registradas, tudo através de plataformas digitais. Isso facilita muito a vida das pessoas, pois elas não precisam sair de Itaara e se dirigir ao Registro, nós fazemos isso por ela e lhe entregamos a escritura registrada e a matrícula atualizada, de forma física (papel) ou de forma digital.


Deixar uma resposta