EmpreendedorismoEntrevistas

Liderança e inovação: A experiência de Jamille Hoffmann no mercado de controle de pragas

95views

Administradora por formação e empresária por paixão, Jamille Pohlmann Farias Hoffmann, santa-mariense, está à frente da empresa Desinservice Saúde Ambiental junto com o esposo, Jefferson Hoffmann. Com dois filhos, Mariah, de 7 anos, e João Pedro, de 2 anos, Jamille conta na entrevista como surgiu a ideia da empresa, os desafios que encontrou no caminho e como enxerga o futuro da empresa.

Como surgiu a ideia de iniciar uma empresa de controle de pragas?

Quando comecei a namorar com Jefferson, no início de 2011 ele estava vindo para a cidade para colocar a Desinservice aqui. Ele já tinha uma empresa em Igrejinha. Com o objetivo de expandir e crescer viu nossa cidade como uma possibilidade. Na época eu tinha apenas 18 anos e muita vontade de trabalhar e aprender. Na verdade eu sou movida por desafios, e ajudar ele nessa etapa fez com que meu olho brilhasse. Foi então que eu dei a ideia dele não apenas trazer a empresa, mas de abrir um CNPJ aqui. Recomeçar do zero, numa cidade nova, com tudo novo. Ele gostou da ideia e em 14 de Junho de 2011 pegamos o nosso CNPJ, e montamos um mini escritório planejado na sala da casa de minha mãe.

Quais foram os desafios iniciais que você enfrentou ao lançar o negócio?

Na época eu comprei o sonho do Jefferson, ele veio de uma família de empresários que trabalhavam neste ramo, eu tive que aprender tudo. Era tudo muito novo e eu achava aquilo desafiador. Lembro que eu acordava às 6 horas da manhã para ir fazer desratização com ele em alguns clientes que precisava ser antes de abrirem o estabelecimento. Fazíamos desinsetização noturna quando fechavam as lojas. Eu cresci e aprendi muito nessa época. Depois comecei a trabalhar no escritório, desde a parte administrativa até a contratação e treinamento de funcionários. Sempre aprendendo algo novo e estudando para trazer inovações para nosso negócio.

O que torna a sua empresa única no setor de Saúde Ambiental?

Nossa empresa é a maior do segmento em variedades de serviços. Fazemos toda parte de controle de pragas urbanas, higienização de reservatórios de água, expurgo de grãos armazenados e atualmente estamos com caminhões de limpeza de fossas e hidrojateamento, limpeza de coifas, impermeabilização de telhados e a partir de 2023, caminhão de água potável.

Como você lida com a sazonalidade e as demandas variáveis do mercado?

A sazonalidade é comum para diversos segmentos, aqui procuramos trabalhar mais com as pragas das estações, porém como trabalhamos com ramo alimentício e existe hoje uma lei que exige contratos minimamente mensais, trabalhamos com contratos de visitas quinzenais e mensais, dessa forma facilita para nossos clientes no controle das pragas e na prestação do serviço contínuo.

Como a tecnologia desempenha um papel na sua empresa, especialmente em termos de métodos de controle mais eficientes e sustentáveis?

A tecnologia está vindo com força, quem não conseguir se adaptar estará fora do mercado em pouco tempo. Hoje temos todo atendimento via app. Em nossa página tem uma área do cliente onde é possível ter acesso a toda documentação da empresa bem como dos nossos funcionários. Além disso, procuramos utilizar produtos menos agressivos ao meio ambiente e com menos cheiro que os de antigamente. Hoje é possível fazer uma desinsetização sem cheiro, por exemplo, o que facilita quando precisam entrar no local no menor tempo possível.

Houve alguma inovação recente que impactou positivamente o seu negócio?

A maior inovação que fizemos nos últimos anos na empresa foi investimentos em caminhões para serviços de desentupimento, hidrojateamento e de água potável. Aumentou muito essa demanda e hoje estamos atendendo diversas cidades de nosso Estado. Atualmente estamos estudando novos serviços e equipamentos.

Quais são as expectativas dos seus clientes e da empresa quando se trata de serviços de controle de pragas?

A expectativa comum dos clientes é sempre receber um serviço de qualidade, com menos transtorno possível e que resolva o problema dele. A expectativa é tornar a empresa referência no Estado em qualidade na prestação de serviços. Estamos frequentemente treinando nossos funcionários para isso e tenho certeza que nossos clientes estão recebendo um serviço diferenciado.

Quais foram os maiores aprendizados que você teve ao longo da jornada empreendedora?

Ao longo da jornada, sem dúvida, meu maior aprendizado foi e é trabalhar com pessoas. Fazer com que cada um enxergue e principalmente acredite no seu potencial para entregar um serviço de excelência é um desafio e tanto. Amo trabalhar com pessoas.

Existem planos para expandir seus serviços ou explorar novos mercados?

Nossa visão é expandir a empresa para outros estados, aumentar a frota, equipe e lançar novas formas de realizar estes serviços.

Como você se vê no papel de líder empresarial e como inspira a equipe?

Me sinto honrada em fazer parte desta equipe que eu amo e dividir a direção desta empresa com meu marido, sócio e amigo. Palavras convencem, mas o exemplo arrasta. Sem dúvida inspiramos nossa equipe pela forma como lidamos com tudo o que exigimos deles. Trabalhamos incansavelmente para ter um negócio de sucesso, com uma base sólida, cuidando sempre da nossa mente, família e saúde. O dinheiro é uma consequência de nossas escolhas e estas precisam ser congruentes com aquilo que buscamos.

Qual é a importância do empoderamento feminino no mundo dos negócios, especialmente no setor de controle de pragas?

O empoderamento feminino é algo que me fascina. Nós mulheres somos capazes de nos mover muito, de fazer negócios extraordinários se de fato tivermos consciência do nosso potencial. Eu tenho uma pessoa que me apoia, me incentiva e que me proporcionou no início o espaço que eu precisava dentro da empresa para perceber onde eu posso chegar com meu potencial.

Nós mulheres precisamos e devemos ter coragem de assumir riscos, coragem de montar o nosso negócio, coragem para tornar real todos os nossos sonhos. Somos muitas vezes mães, esposas, donas de casa, estudantes e empreendedoras ao mesmo tempo. Quando focamos toda essa nossa força em algo grande, é impossível dar errado. Além disso, temos algo que os homens possuem, mas posso dizer que sabemos lidar melhor com ela. A intuição feminina sem dúvida é um dos nossos maiores diferenciais. 

Com duas ferramentas, alcançamos tudo que desejamos: conhecimento e sabedoria. Conhecimento para compreender nossa intuição e sabedoria para agir.

Deixar uma resposta