Banner: AnúncioEntrevistas

Vértice Arquitetura: transformando espaços, contando histórias

48views

Desde 2014, o Estúdio Vértice Arquitetura vem moldando espaços que não apenas atendem às necessidades de seus clientes, mas também inspiram e transformam vidas. Guiado por valores de ética, transparência e responsabilidade, o estúdio acredita que a arquitetura vai além de sua dimensão estética: é uma ferramenta poderosa de investimento, valorização e expressão de histórias e propósitos.

Com unidades em Santa Maria e Santiago, o Vértice atende a projetos em todo o Rio Grande do Sul e além. Cada projeto é uma oportunidade para criar algo único, onde funcionalidade e beleza se encontram, sempre priorizando soluções que encantem e surpreendam.

À frente dessa trajetória de sucesso estão as arquitetas Karolline Guedes, Laura Landerdahl Christmann e Taís Tier Finamor. Unidas pela paixão pela arquitetura e pelo desejo de impactar positivamente a vida das pessoas, elas analisam experiências e perspectivas que enriquecem o trabalho do estúdio. Com uma década de histórias marcantes e projetos memoráveis, o Vértice segue transformando sonhos em realidade, um espaço de cada vez.

Na entrevista a seguir, conheça mais sobre as profissionais por trás do Vértice e descubra como elas imprimem habilidades, criatividade e dedicação em cada traço.

Como surgiu o estúdio?

O Estúdio Vértice surgiu do encontro de duas pessoas, recém formadas, com valores pessoais e profissionais muito próximos e com um objetivo bastante simples: projetar. Há 10 anos, Taís e Karol se uniram para iniciar esse plano. Não importava se o projeto era pequeno, grande, se era em Santa Maria, ou em Imbituba, Santana do Livramento ou Tapera, elas queriam dar vida às ideias e viver plenamente o que é ser arquiteta.

Com o tempo, novas fases do escritório foram se apresentando. O passar dos anos despertou novas frentes de trabalho, aumentou a demanda de projetos e, com isso, ocorreu um aumento na sociedade do escritório. Em 2020, a arquiteta Laura passou a integrar a equipe do escritório, contribuindo para o fortalecimento dos nossos ideais e ideias enquanto arquitetas.

Como se definem?

Procuramos constantemente encontrar o equilíbrio entre a sensibilidade e o profissionalismo. Na nossa profissão, e da forma personalizada que desenvolvemos nossos projetos, precisamos ouvir muito os nossos clientes. Precisamos compreender o que realmente importa para eles, ter empatia e, principalmente, ter sensibilidade para traduzir o que escutamos em traços e materializar em edificações. Ao mesmo tempo, precisamos manter uma postura séria e profissional para atender aos prazos estabelecidos, entregar uma documentação técnica completa e detalhada e, também, acompanhar obras de forma firme e transparente. Sem dúvida, esse equilíbrio entre sensibilidade e profissionalismo é o que mais nos define.

Quais são os projetos mais impactantes?

Desde o início do nosso escritório sempre tivemos como princípio valorizar cada cliente que, por aqui, passa. Independente da metragem quadrada, vibramos e damos o nosso melhor em cada projeto. Porém, precisamos mencionar alguns que tem uma simbologia especial na nossa história.

O primeiro deles veio quando tínhamos apenas um ano de empresa: projetar para o Colégio Riachuelo. Uma relação que começou com o projeto de reforma de alguns ambientes e, agora, dez anos depois, culminou no projeto da nova sede da escola.

Outro projeto de extrema relevância foi o Hotel Origens, na cidade de São Luiz Gonzaga. Há cinco atrás, quando abrimos a nossa filial na cidade de Santiago, tivemos a oportunidade de começar o desenvolvimento desse projeto que resultou em uma bela parceria e na assinatura desse hotel que é referência na região.

Por fim, não podemos deixar de mencionar os primeiros projetos de casa completas entregues com a nossa assinatura: a Casa Pátios e a Casa Planos, em Santa Maria, e a Casa Liz, em Santiago. Essas entregas, sem dúvidas, foram um marco na trajetória do escritório, sendo motivo de orgulho para a equipe após tantos anos de trabalho e amadurecimento profissional.

Quais são os próximos projetos?

Nosso objetivo é continuar crescendo. Sempre. É continuar levando a nossa arquitetura para os mais diversos lugares, nas mais variadas escalas, deixando o nosso legado por onde passamos. Queremos desafios maiores, mais complexos, pois isso nos move, nos renova. Queremos, nos próximos 10 anos que virão, poder evoluir mais, melhorar profissionalmente, trabalhar para, a cada novo projeto, proporcionar ao nosso cliente uma experiência ainda melhor. Queremos, também, aumentar a escala dos nossos projetos, estar em mais lugares, levar a nossa arquitetura a mais pessoas, mas tudo isso sem precisar perder a nossa essência.

O que mais gostam de projetar?

Comerciais ou residenciais, arquitetônicos ou de interiores, os projetos que mais nos fazem vibrar são aqueles que nos possibilitam criar diferentes soluções, sejam elas estéticas ou funcionais, detalhes pequenos ou ideias de grandes proporções. Amparadas pelo conhecimento técnico acumulado ao longo dos anos, o que gostamos mesmo é de surpreender, é de criar efeitos e sensações únicas a cada novo projeto. Tais criações, é claro, tem sempre como foco o que é valorizado pelo cliente, o que se pretende investir financeiramente na execução do projeto e, por fim, aquilo que o Estúdio Vértice acredita enquanto boa arquitetura.

Qual é a ênfase do escritório?

Passados 10 anos de escritório, a maturidade nos trouxe um entendimento de que as necessidades dos nossos clientes vão além da etapa de projeto. Por isso, hoje, estamos focadas em atendê-los do começo do primeiro traço, até a devida finalização da obra. Focamos no serviço completo de arquitetura, que inicia lá na escolha de um imóvel – seja ele um apartamento, terreno ou loja comercial – passa pela elaboração do projeto e continua, para além disso, perdurando durante as etapas de orçamentação e acompanhamento da execução, até o devido término de cada obra. Com isso, objetivamos ser o ponto de referência, confiança e apoio ao cliente durante todo o processo da materialização do projeto, seja ele comercial ou residencial.

Taís Tier Finamor

Natural de Santiago, a arquiteta Taís se formou, no ano de 2014, em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Cursou especialização em Arquitetura Comercial na UFN e se aventurou por cursos e eventos ao redor do mundo, incluindo Nova York e Milão. Durante a faculdade, sempre pensou em trabalhar em uma cidade maior. Porto Alegre, Florianópolis, quem sabe São Paulo. Por uma coincidência do destino (e por questões familiares), foi parar naquela cidade que ela, durante a infância, dizia ser “a última cidade do mundo que moraria na vida”. Ironia do destino essa, pois aparentemente será a última mesmo. A Taís passou a gostar tanto de Santiago que puxou frente para abertura de uma filial do Estúdio Vértice lá, que hoje atende não apenas Santiago, mas também a região toda da fronteira e missões.

Incentivada pela sua mãe, que sempre gostou de viajar, Taís sempre tem uma viagem em mente. Adora conhecer a arquitetura dos mais variados lugares, viver experiências de outras culturas, conhecer e estudar sobre arte e trazer toda essa bagagem de conhecimento para os seus projetos.

A Taís tem uma personalidade bastante simples e prática. Ela é pró-ativa, direta, resolutiva, procura ver sempre o lado bom das coisas e busca ser sempre ponto de equilíbrio. Mãe da Liz, de quatro anos, e esposa do Lucas, ela se divide para buscar a harmonia entre uma rotina intensa de trabalho, maternidade e família, sem abrir mão dos momentos de lazer com os amigos.

Profissionalmente, acredita em uma arquitetura projetada por e para pessoas. Valoriza muito os profissionais da construção civil que atuam na concretização dos projetos. Respeita, escuta, se preocupa com a opinião, gostos e preferências dos clientes. Procura, através de uma arquitetura de linhas simples e contemporânea, materializar a personalidade dos clientes nas edificações, de forma criativa, transparente e ética.

Karolline Guedes

Natural de Santiago, mas residente em Santa Maria desde os seus dois anos de idade, a Arquiteta Karolline se formou, no ano de 2014, em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Cursou especialização em Gerenciamento de obras no IPOG, em Porto Alegre. Desde o 3o semestre da faculdade, começou a estagiar em escritórios de engenharia e arquitetura pois percebeu a necessidade de ir além da teoria, buscar conhecimento prático e sentir a vivência da profissão. Ela acredita que isso foi fundamental para os primeiros anos de experiência e determinante para abrir seu próprio escritório.

Filha de professores engajados, herdou de seus avós maternos a veia empresarial e cautelosa e de seus irmãos Thiago e Leonardo, o gosto por empreender e se tornar resiliente às dificuldades.

Ela acredita que tudo o que somos, vivemos e sentimos é o que produzimos. Para ela, ser arquiteta e urbanista é mais que uma profissão, é um estilo de vida e, portanto, procura sempre estar atenta a tudo que nos rodeia. Seja na experiência sensorial dos lugares. Seja em viagens e conhecimento de outras culturas. Seja nas artes e na ciência. Seja nas nossas cidades, espaços e qualidade de vida das pessoas.

Segundo a equipe, a Karol se destaca pela sua habilidade técnica e pela excelente relação com a equipe e com os clientes, permitindo que todos construam juntos entregas criativas e inovadoras. Comprometida e apaixonada pela profissão, ela é sensível às necessidades e personalidade de cada cliente e incansável na concepção do projeto até a finalização da obra.

Laura Landerdahl Christmann

Nascida e criada em Santa Maria, Laura se formou, em 2012, no curso Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Engenharia Civil pela mesma instituição, Laura cursou, ainda, especialização em arquitetura pelo IPOG, em Porto Alegre. Na sua trajetória profissional anterior à entrada no Estúdio Vértice, experiências em outros escritórios de arquitetura contribuíram para a sua formação não só técnica como, também, para seu crescimento pessoal, demandando da profissional a necessidade de adaptar-se ao novo e a diferentes visões de vida e de negócio de forma rápida e ágil.

Herdou dos pais o gosto por viagens e a riqueza de vivências que elas proporcionam, o amor aos animais e o apreço pela música, um lado artístico da arquiteta que atua, também, como cantora na banda de rock internacional SoulBirds. Embora a música seja uma parte importante na sua vida, quando questionada se largaria a arquitetura para focar em uma carreira musical, a resposta não deixa dúvidas: “Jamais!”

Segundo a equipe, a Laura é uma pessoa que está sempre disposta a ajudar, além de estar, constantemente, atenta a aspectos que elevem a qualidade e a organização do escritório. Bastante detalhista, é apaixonada pelo o que faz, e costuma dizer que um projeto é feito a muitas mãos, sempre com olhar e escuta atenta aos futuros usuários do espaço projetado.

Para além dos projetos, o acompanhamento das obras é uma atividade cotidiana de grande valor. As trocas de conhecimento junto a fornecedores e equipes proporcionam uma bagagem técnica de valor inestimável para a profissional. Por fim, poder acompanhar a materialização daquilo que se projetou com tanto esmero e cuidado, dando amparo técnico durante os processos envolvidos, e podendo vibrar e curtir junto ao cliente a cada etapa concluída até a entrega final da obra é, sem dúvidas, dos momentos de maior satisfação da atuação profissional para a arquiteta.

Deixar uma resposta