EmpreendedorismoEntrevistasSem categoria

Transformando conexões em sucesso: a vida empresarial de Mauro Viana Haubold

153views

Mauro Viana Haubold sempre se destacou na área imobiliária e de seguros. Comandou junto a sua esposa, Anaemilia, simultaneamente, a Bella Imóveis por 24 anos e a Bella Corretora de Seguros por 15 anos. Com formação em Engenharia Agronômica e pós-graduação em Gestão Empresarial pela UFSM, ele traz uma visão ampla e estratégica para seus negócios. Antes de empreender, Mauro acumulou 30 anos de experiência no setor de fertilizantes, sendo 25 deles como Key Account Manager na Bunge Fertilizantes, onde desenvolveu habilidades essenciais em relacionamento e gestão de clientes.

Mauro acredita que seu sucesso é fruto de um forte trabalho de relacionamento, sempre pautado pela humildade e determinação. Para ele, atingir objetivos e construir uma carreira sólida depende, sobretudo, de como se estabelece e mantém conexões significativas. Essa abordagem, aliada ao seu conhecimento do agronegócio e do mercado imobiliário, fez com que Mauro se destacasse em suas áreas de atuação. Além disso, a motivação pessoal de Mauro tem uma fonte especial: seu filho, Guilherme Moraes Haubold, que inspira e impulsiona seu compromisso com o crescimento contínuo e a busca por novos horizontes.

Qual foi o maior desafio que você enfrentou ao fundar a Bella Imóveis e a Bella Corretora de Seguros, e como você conseguiu superá-lo?

Não foi fácil conquistar o nosso espaço, e o maior desafio foi criar sinergia entre os 2 segmentos (imóveis e seguros). Consegui superá-lo capacitando os colaboradores de forma que pudessem trabalhar em ambos segmentos. Também conseguimos muitas imobiliárias parceiras, sempre tendo o cuidado de separar as demandas de imóveis e seguros. Foi um pro- cesso que todos conseguiram atingir seus objetivos.

Quais estratégias você considera essenciais para construir e manter relacionamentos sólidos no mundo dos negócios?

Das estratégias essenciais, enumero algumas: conhecer seu público, credibilidade e relacionamento, preparar seus colaboradores valorizando e proporcionando expertise, utilização de processos eficientes usando tecnologia, rapidez nas tomadas de decisões, investimento nos parceiros comerciais (alianças), não ter medo da concorrência, identificação de canais certos de divulgação e manter a empresa saudável.

Como você equilibra a humildade com a ambição de atingir seus objetivos profissionais?

Creio que sem a dose certa de humildade nos fechamos para ensinamentos e experiências. Nunca consegui nada em vendas sem primeiro detectar as necessidades das pessoas. Temos que ouvi-las, pois fica mais difícil quando somos o dono da verdade. Com arrogância não conseguimos cativar ninguém, isso vale muito para os negócios.

Quais são as tendências atuais no mercado de seguros e de imóveis que você acredita serem mais relevantes para seus clientes?

Tecnologia, expertise e credibilidade são fatores cada vez mais evidentes para o sucesso dos atores nos mercados de imóveis e seguros. O trabalho home office, por exemplo, cresceu muito com a pandemia. Ele trouxe agilidade e economia para as empresas. Quanto ao mercado imobiliário, condomínios horizontais e verticais são realidades nas regiões de crescimento sócio-econômico e populacional rápido.

Um exemplo disso é nosso litoral norte que cresceu muito. Conforme números do IBGE, Capão da Canoa cresceu 51% nos últimos 12 anos. A escolha do local certo, que ofereça boa infraestrutura, agrega cada vez mais valor. Você compra um imóvel já prevendo como será na hora de vendê-lo. Escolhi viver em Capão da Canoa e presto consultoria imobiliária para construtoras renomadas como a Pessi. Isto me orgulha e me motiva, pois com todos estes anos de trabalho, fico realizado em poder contribuir com meus conhecimentos em um mercado que só valoriza cada vez mais.

Como você enxerga o papel da tecnologia no futuro dos setores de seguros e de imóveis?

No mercado imobiliário, tecnologia integrada como realidade virtual vem revolucionando a forma como compradores visualizam propriedades. Alguns clientes fecham negócios sem sair de casa, economizando tempo para todos os envolvidos no processo, e isso se aplica também para seguros. São ferramentas que quem não implementou está com os dias contados. Quem pretende vender seu imóvel, poderá priorizar imobiliárias que já contam com esse e outros diferenciais tecnológicos. E quem está vindo com força é a inteligência artificial (IA), que já está se tornando uma ferramenta poderosa para a pesquisa de imóveis.

Quais são seus maiores hobbies? O que você mais gosta de fazer para aproveitar o tempo com a família?

A beira da praia e o motociclismo sempre foram minhas preferências de lazer. Sempre pensei em morar no litoral e hoje estou aqui. Quanto ao motociclismo, ganhei uma moto quando tinha 17 anos, e rodei por aí até os 55 anos. Foram muitas viagens de altas quilometragens e lugares interessantes, como Ushuaia/Ar, San Pedro de Atacama/Cl, El Calafate/ Ar, Bariloche/Ar, Santiago/Cl e Villarica/Cl. Quase sempre acompanhado de minha esposa Anaemilia Bragança de Moraes.

Deixar uma resposta