Atualmente, os grandes centros urbanos têm sofrido com um aumento desordenado de poluição, devido a múltiplos fatores como empresas, carros, queimadas e lixo, resultando em um número bastante elevado de partículas de toxinas e carcinógenos no ar. Como resultado, vem ocorrendo alterações na raiz capilar, enfraquecendo e danificando os fios em toda sua extensão. Afinal, as partículas são responsáveis pelo bloqueio dos mecanismos responsáveis pela produção de queratina, beta-catenina e outras proteínas que auxiliam no crescimento dos fios novos.
Esse agravamento da queda/alopecia e inflamações capilares são resultantes dos gases tóxicos emitidos no ar e acabam ficando depositados no couro cabelo que provocam obstrução dos poros e dificultam a absorção de nutrientes e oxigênio, enfraquecendo os folículos que resultam em comprometimento sério em relação ao crescimento de cabelos saudáveis.
Diante dessa situação, outro fator tem aumentado a poluição do ar, em decorrência do número de queimadas que atingem grande parte de regiões brasileiras. Com isso, vem ocorrendo um aumento de inflamações no couro cabeludo, provocando irritação deste tecido, que provoca afinamento capilar e queda de fios. Além desses fatores, ocorre vermelhidão, excesso de sebo, caspa, dores na raiz do cabelo e como resultado é a queda excessiva de cabelos. E infelizmente para quem já tem tendência à calvície/alopecia capilar, o contato com esses altos índices de poluição podem acelerar ou agravar esse processo.
Com base nessa realidade, é importante a conscientização das pessoas a ter hábitos que não influenciam diretamente na sua exposição a fatores poluentes e agentes tóxicos. Portanto, dependendo das escolhas ou a necessidade de se expor a esses riscos, aumentam as chances de que quedas de cabelo/alopecia, além da possibilidade de adquirir outras doenças de pele e respiratórias, em decorrência da exposição a poluição do ar.
Em frente a essa realidade, a melhor maneira de garantir sua saúde e a saúde de seus fios e buscar auxílio de profissionais para diagnosticar o que vem causando a queda de cabelos/alopecia, e assim realizar os procedimentos necessários para cada situação. E como se refere a poluição, o mais indicado é a lavagem dos fios diariamente ou no máximo com intervalo de um dia para impedir o acúmulo e proliferação de agentes poluentes em contato com o couro cabeludo e o aumento de oleosidade.
Então, o procedimento correto é que quando realizar a lavagem dos cabelos, é indicado massagear o couro cabeludo, os fios de cabelos e sempre usar shampoos que contém agentes purificadores e realizar no mínimo uma vez por semana realizar Tratamento Tricológico de cabine para reduzir os impactos causados pela poluição do ar. Não se esqueça que durante o processo de lavagem do cabelo é necessário retirar todos os resíduos do produto utilizado. Portanto lavá-lo e enxaguá-lo bem é fundamental para retirar todas as partículas poluentes do seu couro cabeludo e assim evitar proliferação de agentes causadores de queda/alopecia.
Ainda existem outras maneiras de prevenir esse problema, mantendo uma alimentação saudável, que possua baixo índice de calorias e gorduras e ricos em substâncias antioxidantes, evitar fumar, uso excessivo de bebidas alcoólicas e a realização de exercícios físicos com frequência para evitar queda ou cabelos danificados, fracos, frágeis e ressecados.
RAFAELA WEBER
Tricologista Clínica