Mundo Afora

Sardenha: uma jornada pela Ilha das águas cristalinas e histórias milenares

32views

Cristiane de Menezes Faria, Ronald Doeler e Rebeca Doeler escolheram a Itália como destino para suas férias, aproveitando a oportunidade de estar próxima da filha e irmã mais nova, Teodora Doeler, que está trabalhando em Milão. E entre as muitas regiões italianas ainda a serem descobertas por eles, a Sardenha, ou Sardegna em italiano, destacou-se irresistivelmente por suas praias de águas cristalinas e paisagens de tirar o fôlego.

A Sardenha é uma ilha situada na costa oeste da Itália e possui uma história profunda e fascinante, tendo passado por diferentes mãos ao longo dos séculos. Ela já integrou o Império Bizantino, o Reino de Aragão e o Reino da Espanha, antes de se unir ao Reino da Itália durante o processo de unificação italiana. Além do italiano, há outros cinco idiomas locais que refletem essas influências históricas: sardo, sassarês, galurês, alguerês e tabarquino.

A bordo de um carro alugado, a família explorou a Sardenha de norte a sul em 10 dias, encontrando paisagens em constante mutação. Ao norte, foram recebidos por densas florestas, enquanto o sul revelou terrenos rochosos e cobertos por cactos, ressaltando as características geográficas singulares da ilha, que é considerada um “micro continente” por sua diversidade natural.

Durante o trajeto, eles visitaram as três principais cidades da ilha — Alghero, Ólbia e Cagliari —, cada uma com uma identidade única. Algo que logo se destacou foi a presença da bandeira da Sardenha em diversos lugares, desde restaurantes a sacadas, evidenciando o orgulho sardo por sua história e cultura. A bandeira traz a Cruz de São Jorge e as cabeças dos quatro Mouros, uma representação das vitórias aragonesas sobre antigos reis mouros.

A culinária sarda também deixou sua marca: composta principalmente de massas e frutos do mar, reflete o sabor típico italiano, com pratos simples e cheios de sabor. Embora a ilha não tenha muitos museus, eles descobriram tesouros históricos nas ruínas dos nuraghi, construções megalíticas milenares, e nas ruínas romanas de Nora.

Ainda assim, o ponto alto da Sardenha são suas praias. Famosa pela Costa do Baunei e Costa Esmeralda, a ilha é um paraíso para os amantes do mar. Entre as praias mais conhecidas estão a Cala Gonone, Cala Goloritze, Cala Mariolu e Cala Luna, onde a família aproveitou o cenário paradisíaco. Na Costa Esmeralda, Porto Cervo e o Arquipélago de La Maddalena também foram destaques de sua jornada.

“Um lembrete: as praias mais famosas exigem reserva antecipada, principalmente durante a alta estação”. Mas eles concordaram que a experiência valeu a cada momento. As praias da Sardenha são calmas e cristalinas, com águas repletas de peixes e, ocasionalmente, golfinhos, proporcionando uma conexão com a natureza que permanecerá para sempre em suas lembranças.

Deixar uma resposta