Entrevistas

Os 70 anos da primeira imobiliária de Santa Maria com Maria de Lourdes Ebling do Nascimento

41views

Em janeiro deste ano, a primeira imobiliária de Santa Maria, a Imobiliária Cruzeiro celebrou 70 anos de atuação no mercado imobiliário. Realizado no lounge da Revista Interativa, a direção da empresa recebeu funcionários e colaboradores, junto com seus familiares, em um evento intimista para celebrar esta data tão significativa.

A Imobiliária Cruzeiro sabe que o imóvel representa uma história, uma aposta de acerto e aconchego. É nela que os clientes devem buscar prosperidade e a tão desejada felicidade.

A capa da nossa edição de maio é com a Maria de Lourdes Ebling do Nascimento, proprietária da Imobiliária Cruzeiro. Confira a entrevista com a Maria sobre o surgimento da imobiliária, anos de trajetória, nova direção e cenário atual do mercado imobiliário.

Como surgiu a Imobiliária Cruzeiro?

No início da década dos anos 50, Santa Maria já contava com alguns corretores autônomos, os quais movimentavam o mercado imobiliário local. Nesse momento, o Sr. João Carlos Lampert, com experiências trazidas da capital do estado, depois de trabalhar com imóveis por muitos anos, idealizou o projeto de fundar uma Imobiliária em Santa Maria.

Com o apoio de investidores da cidade, ofereceu a eles a oportunidade de administrar o seu patrimônio, por meio de uma empresa especializada, surgindo assim a primeira Imobiliária de Santa Maria, a Imobiliária Cruzeiro, oficialmente registrada no dia 04 de maio de 1954.

Conte sobre a trajetória da Imobiliária Cruzeiro.

A nossa trajetória é motivo de muita honra, pois com orgulho dizemos que administramos até hoje o patrimônio das famílias que iniciaram conosco essa caminhada, sendo que algumas já estão na terceira geração.

Durante muitos anos, trabalhamos exclusivamente com a administração da locação de imóveis, nossa especialidade.

Até o início da década de 90, o cenário econômico do país era de muita instabilidade, com troca de moeda, hiperinflação, confisco de valores em conta bancária e muito mais. Nada disso nos abalou, muito pelo contrário, pois na crise, onde muitos desistem, é que se constroem oportunidades de crescimento.

Quem é a Maria de Lourdes Ebling do Nascimento?

Empresária de origem são-pedrense, aquariana, casada, mãe de dois filhos e avó de três netos, é uma mulher dividida entre as empresas e a família. Vive entre o campo e a cidade. É no campo que busca refúgio, em um lindo lugar para descansar e reunir a família e alguns amigos próximos nos finais de semana.

A sua história começou na Imobiliária Cruzeiro em 1978, trabalhando como secretária. Mais tarde, na década de 80, foi convidada para o quadro societário da empresa. Na época, ainda muito jovem, mas com uma certeza inabalável, de que aquela mera oportunidade de poder trabalhar e custear os estudos, abriu portas para uma profissão pela qual é completamente apaixonada.

Os anos foram passando, e a dedicação aumentando, qualificando-se cada vez mais. Primeiro concluiu o curso de Transações Imobiliárias, uma novidade na época, mais tarde Gestão de Negócios, Empretec, dentre outras tantas.

Fale sobre a direção da imobiliária.

No início da década de 2000, já proprietária da Imobiliária, foi trazendo os filhos para a foi trazendo os filhos para a empresa, os quais hoje, além de meus sócios, trabalham e se dedicam juntamente com toda a equipe.

Com o reforço, a Cruzeiro decidiu expandir o negócio, intermediando a venda de imóveis e administração de condomínios.

Considerando o atual cenário do mercado Imobiliário em Santa Maria, sentiu-se a necessidade de especializar a empresa, tornando o setor de administração de condomínios independente, surgindo assim, no ano de 2015, a Conduti Gestão de Condomínios. Essa nossa filial tem por objetivo prestar assessoria aos síndicos, por meio da gestão condominial. Este é um nicho do mercado que cresce na mesma proporção do crescimento da cidade e dos novos prédios que a compõem.

Qual o compromisso da Imobiliária?

Essa jovem empresa de 70 anos acompanhou, ajudou e concretizou o sonho de centenas de pessoas.

Para muitos, a compra de um imóvel é apenas um investimento, mas para tantos outros representa o único grande negócio da sua vida. Administramos a locação de centenas de moradias, de muitos comércios e empresas de prestação de serviço.

Nossa forma de administrar a locação é totalmente diferente do usual, pois na Imobiliária Cruzeiro, o proprietário não precisa se preocupar com a possibilidade de seu imóvel gerar uma dívida de condomínio ou IPTU, caso locatário não esteja pagando esses encargos, pois o controle, recebimento e pagamento é realizado diretamente pela Imobiliária. A Empresa também evita amargas surpresas com a solicitação do inquilino para a devolução acumulada de valores como o “fundo de reserva” e chamadas extras, por exemplo, pois é cobrado junto com o aluguel apenas as despesas condominiais que lhe competem, trazendo assim, tranquilidade ao cliente, que não será surpreendido com essas insatisfações no final do contrato de locação. E qual o custo adicional desse serviço? Nada, é apenas um diferencial do nosso trabalho!

Como vocês percebem o cenário do mercado atualmente?

Hoje temos um dos melhores cenários em Santa Maria no que diz respeito a imóveis. O crescimento de ofertas foi muito expressivo, tanto para quem investe como para quem opta por morar de aluguel. Isso é uma evolução. Havia déficit de ofertas, e hoje o seu aumento proporciona uma melhor escolha.

Como definem a atual Imobiliária Cruzeiro?

Ter na bagagem a experiência e a confiança do trabalho de 70 anos de história não basta!  É preciso muito mais. Estamos sempre em constantes atualizações, na busca de oferecer o melhor. Departamento jurídico próprio e uma equipe qualificada, sempre à disposição para prestar o melhor atendimento, com ferramentas tecnológicas, eficientes e modernas.

Quais são as últimas atualizações da Imobiliária Cruzeiro?

De qualquer parte do mundo o cliente pode escolher por meio de visitação virtual o imóvel de sua preferência. E não para por aí, pois também é possível enviar os documentos por meio digital, receber o contrato e outros documentos, assiná-los por via eletrônica, sem a necessidade de ir pessoalmente ao cartório.

Olhamos o passado com orgulho, vivemos o presente com muita intensidade, e projetamos um futuro que conduzirá a Cruzeiro para muito além de um século de existência, sempre acompanhada dos predicados que a fazem reconhecida: tradição, confiança e modernidade.

Como a Imobiliária percebe o seu papel no mercado imobiliário local e qual é o seu legado na comunidade após tantos anos de serviço?

Ser pioneiro não é a única fórmula para garantir o sucesso e a representatividade no mercado Imobiliário, é preciso muito mais que isto. Ir além é o nosso propósito, garantindo segurança, e entendendo a necessidade e o desejo de cada cliente, sendo esse o nosso papel de destaque.

Muitos profissionais possuem o anseio de vender, ou alugar a qualquer custo, transformando sonhos em resultados financeiros, diferente do que nós praticamos  na Imobiliária Cruzeiro,  com a experiência e a credibilidade que conquistamos ao longo de 70 anos. Nosso legado é transformar sonhos em realidade, e jamais colocar as necessidades pessoais antes da realização do cliente.

Quais os principais serviços oferecidos pela Imobiliária e como eles evoluíram ao longo do tempo?

Hoje posso dizer que oferecemos todos os serviços praticados no mercado imobiliário.

Com o crescimento acelerado e a construção de muitos empreendimentos, além da administração de imóveis, nosso carro chefe, expandimos também a oferta dos nossos serviços, com grande destaque a nossa filial Conduti Gestão de Condomínios, que a cada ano se multiplica. Já pelo segundo ano consecutivo foi escolhida, através de votação popular, como destaque na cidade de Santa Maria, no segmento de administração de condomínios. Também o departamento de vendas, que vem concretizando o sonho de muitos clientes.

Deixar uma resposta