EmpreendedorismoEntrevistas

Luziany Barnewitz completa três décadas na engenharia

107views

Luziany Colusso Barnewitz, mãe do Lúcio e da Laura, esposa do Eduardo Figueiredo Barnewitz, é Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho. Também é Especialista em Prevenção e Combate a Incêndios, e mestre em Engenharia de Produção. É funcionária Pública Municipal – Engenheira Civil do Município, e também sócia-proprietária da AL Colusso Engenharia Ltda, que hoje teve uma alteração e passou a ser Luziany Colusso Engenharia Ltda.

A engenheira soma 31 anos de profissão como Engenheira Civil, 30 anos como Engenheira do Município, e 23 anos como empresária de engenharia.

“Sou uma mulher realizada. Olho para trás e tenho muito orgulho da mulher, mãe, esposa, filha e profissional que me tornei e principalmente dos meus melhores projetos de vida, sonho realizado, que são meus filhos. Me encho de gratidão quando sou chamada de MÃE. Como mãe e profissional, claro que sempre me questionei muito se eu estava sendo uma boa mãe. Sempre trabalhei muito, e mostrei para os meus filhos o que era responsabilidade e compromisso. Que trabalho é salutar e tudo na vida tem que ser feito com amor e gratidão. Porém, os momentos onde eu tinha que estar presente, como mãe, eu estava com eles integralmente, lhes transmitindo segurança. Me realizo em poder dar AMOR. Amor, é a palavra-chave quando tu quer ter sucesso, se realizar”, relata.

O que te motivou a escolher a Engenharia como profissão?

Embora eu me realize cuidando e fazendo a diferença para as pessoas, quando eu precisei decidir por uma profissão, sabia que os números me realizavam. Então comecei a pesquisar, fazer testes vocacionais e em todos, o resultado era arquitetura e engenharia, o que eu já imaginava, pois desde criança eu adorava estar dentro das pequenas obras que meu pai conquistou como patrimônio familiar, nossas residências. Como em Santa Maria, na época não tinha o curso de arquitetura, então fiz Engenharia Civil. E acho que as coisas não acontecem por acaso, pois me sinto realizada na minha profissão.

O que mais te marcou nesses anos todos de profissão?

Em todos estes anos, sempre trabalhei muito com prevenção de incêndio, instalações hidrossanitárias no meu escritório, e com análise de projetos, habite-se e área de urbanismo, na Prefeitura Municipal de Santa Maria. A prevenção de incêndios sempre foi a minha paixão. No nosso município, a legislação de prevenção e combate a incêndios começou a ser aplicada no mesmo ano que comecei a minha vida profissional. Então quando tivemos o sinistro terrível, em 2013, na Boate Kiss, eu me abalei muito. Balancei, quis cair e desistir, mas levantei a cabeça e segui. Estudei ainda mais, me especializei ainda mais na área. Tive muita proposta para aproveitar o momento, mas aquele momento não era para ser aproveitado e sim, de seguir, com ainda mais responsabilidade, conhecimento e cumplicidade. Gosto de grandes desafios e o sorriso de satisfação das pessoas!

O que mais gosta de fazer?

Amo estar com minha família! Sempre que posso me reúno com os amigos, para dar boas risadas. Poder viajar com meus filhos, sempre me revigorou, porém, claro que está cada vez mais difícil, mas sempre que podemos estamos juntos e é maravilhoso. Conforme me dizem no trabalho, na minha família e os amigos, gosto de cuidar das pessoas, estar atenta ao bem estar dos outros. Sou a cuidadora, a “mãezona” (risadas). E isso me traduz e me satisfaz! Adoro fazer trabalhos manuais, como “hobby”, e distribuí-los entre a família e amigos, e para os mais necessitados. É assim o meu jeito de ser.

Como enxerga o mercado?

Hoje, já com bastante experiência profissional vivida, vejo o mercado de trabalho um pouco recluso, com menos obras, mas muito mais qualificado, principalmente na nossa cidade e região. Sem falar que a minha geração presenciou um “boom” na tecnologia. Pois, começamos a projetar com a caneta a nanquim e estamos nos projetos na plataforma BIM, onde temos as obras não só na imagem imaginária, mas com a imagem concreta na tela, podendo compatibilizar projetos com precisão; onde temos o mundo virtual ao nosso favor, fazendo com que, inclusive, a mulher, empresária, mãe, possa desfrutar disso otimizando seu tempo.

Deixar uma resposta