Dr. Diego Roumow participa do ESC Congress 2024 em Londres e traz as mais recentes atualizações em cardiologia
O cardiologista Dr. Diego Roumow esteve em Londres, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro de 2024, para participar do ESC Congress 2024, um dos mais importantes eventos globais da área cardiovascular. O congresso apresentou as novas diretrizes e descobertas que revolucionam o entendimento e o tratamento de doenças cardíacas, reforçando a importância da inovação e precisão na medicina.
Entre as novidades mais significativas, as novas Diretrizes de Hipertensão da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) estabeleceram metas mais agressivas para o controle da pressão arterial (PA). Agora, os pacientes com medicação para reduzir a PA devem mirar uma faixa sistólica de 120-129 mmHg. A introdução dessa nova faixa-alvo marca uma mudança de paradigma no tratamento, priorizando uma abordagem mais intensiva desde o início, exceto em casos onde os pacientes não toleram o tratamento. Além disso, uma nova categoria de “pressão elevada”, entre 120-139/70-89 mmHg, foi criada para identificar pessoas com risco aumentado de ataque cardíaco e derrame.
Outro ponto alto foram as novas recomendações no manejo da insuficiência cardíaca, com a combinação de terapias, como inibidores de SGLT2 e outras medicações, melhorando significativamente a qualidade de vida e reduzindo hospitalizações. Além disso, o congresso reforçou que a fibrilação atrial (FA) continua sendo o distúrbio de ritmo cardíaco mais comum no mundo, afetando mais de 40 milhões de pessoas. A nova diretriz de FA traz um enfoque no cuidado centrado no paciente, o AF-CARE, abordando desde a prevenção de acidente vascular cerebral até o controle de sintomas e acompanhamento contínuo.
Por fim, o congresso também apresentou estudos sobre obesidade e doenças cardiovasculares, mostrando que altos níveis de lipoproteína (a), ou Lp(a), estão associados a maior risco de doenças cardíacas na meia-idade, e destacou a importância do rastreamento precoce em famílias com histórico de doença aterosclerótica.
O Dr. Diego retorna com uma visão renovada, pronto para aplicar essas novas práticas e oferecer o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de seus pacientes.