EducaçãoEntrevistas

Colégio Fátima: 72 anos de ensino exemplar e infraestrutura moderna em Santa Maria

14views

O Colégio Fátima, situado em Santa Maria, é uma instituição educacional reconhecida pela sua excelência acadêmica e pelo compromisso com o desenvolvimento integral dos seus alunos.

Em 1951, chegaram, em Santa Maria, as primeiras Irmãs Palotinas com a finalidade de aprimorar sua formação intelectual e espiritual e iniciar um trabalho educacional neste município. Surgiu então a ideia da criação de uma escola primária em março de 1952, com apenas 20 alunos, fundada em 01/03/1952.

No ano de 1995, foi autorizado o funcionamento do 2o grau, com uma eficiente equipe de professores, que mantém um alto nível de ensino. Com uma equipe comprometida de educadores e uma infraestrutura moderna, o colégio oferece um ambiente propício para o crescimento intelectual, social e emocional dos estudantes. Além disso, o Colégio Fátima valoriza princípios éticos e morais, buscando formar cidadãos conscientes e engajados com a sociedade.

Confira a entrevista concedida pelo Vice-Diretor Professor Antônio Campagnolo, junto à Equipe de Gestão e Coordenações do Colégio Fátima.

Como surgiu a ideia de fundar a escola e qual foi a motivação inicial?

A ideia de fundar o Colégio surgiu do profundo desejo das irmãs Palotinas, na época radicadas em Dona Francisca, na quarta colônia, de trabalhar com crianças e jovens. Inicialmente era para ser um apoio também na formação catequética das crianças.

Quais foram os principais desafios enfrentados pela escola ao longo dos 72 anos de história?

Como todo o empreendimento, os desafios foram gigantescos. Criar, fundar uma obra e mantê-la por sete décadas exige uma clareza e firmeza de princípios, dedicação, amor e persistência diária. Exige planejamento financeiro, cuidado com estrutura física e muita dedicação pedagógica. Legado das Irmãs Palotinas e muita entrega de colaboradores leigos.

Quais foram os momentos mais significativos ou marcantes na trajetória da escola?

O Colégio começou em 1952, com atendimento a mais ou menos vinte crianças do Ensino Fundamental. Nos anos subsequentes, dada a grande procura das famílias, foram sendo ampliados os outros níveis de ensino, como a criação do Ginásio, do Ensino Médio, da Educação Infantil e do Berçário. Cada etapa foi um desafio e passos muito significativos desta história. Hoje o Colégio atende: Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Como a escola se adaptou e evoluiu ao longo das décadas para atender às necessidades educacionais em constante mudança?

As Irmãs Palotinas procuraram incansavelmente manter sempre o foco na missão do Colégio e nas exigências legais (legislação), e assim foram investindo na formação continuada dos professores e colaboradores, melhorando e ampliando o espaço físico, como salas de aula, hoje todas climatizadas e com apoio de multimídia, auditórios, ginásio de esportes, espaço de recreação.

Quais são os valores fundamentais que norteiam a filosofia educacional da escola?

Os valores fundamentais que norteiam a filosofia educacional do Colégio são os valores cristãos e o Carisma Palotino, embasado nos princípios da Confiança, Liberdade, Caridade e Unidade.

Como a comunidade local tem contribuído para o crescimento e desenvolvimento da escola ao longo dos anos?

A comunidade local sempre acreditou na proposta do Colégio Fátima. Este crédito e confiança, também contribuem para que a Instituição chegue aos 72 anos de história com sucesso.

Quais são os diferenciais da escola em comparação com outras instituições de ensino da região?

A acolhida, o cuidado com o emocional, o pedagógico e a espiritualidade do aluno. A constante preocupação em melhorar os processos, a formação continuada dos professores e a segurança nos espaços do Colégio.

Como a escola mantém viva a memória e a tradição ao mesmo tempo em que busca inovação e modernização?

Procurando não esquecer os valores que norteiam sua missão e buscando atualizar seus processos, especialmente na área pedagógica.

Quais são os programas extracurriculares ou atividades complementares oferecidas aos alunos para enriquecer sua experiência educacional?

O Colégio disponibiliza à Comunidade Escolar laboratórios, biblioteca, sala de brinquedos, Capela, Sala do Conto, pracinhas, ginásio, quadra sintética, praça de alimentação. Além disso, há opções de escolinhas de esporte: futsal, handebol, vôlei, basquete, judô e dança. O Colégio também incentiva e acompanha a participação dos alunos em olimpíadas de Matemática, Astronomia e Física, a nível Estadual e Nacional. A instituição acolhe no início do ano os alunos através das noites de integração, realizadas nos Anos Iniciais. Projetos voluntários ou visitas contínuas nas Instituições. O Colégio oferece catequese da Eucaristia e Crisma, vinculadas à Paróquia Fátima. Os alunos também tem oportunidade de participarem das jornadas acadêmicas, grupo de teatro, Podcast – FátiCast. Recentemente, foi lançado o Comitê Ambiental com o objetivo de estimular a consciência, o cuidado da nossa casa comum, através de ações junto à Comunidade Escolar.

Como a escola enxerga seu papel na formação não apenas acadêmica, mas também ética e cívica dos estudantes, contribuindo para a sociedade local e além dela?

A escola, em parceira com as famílias, exerce um papel fundamental na formação integral dos alunos, oportunizando que eles sejam os protagonistas e agentes transformadores no meio em vivem.

Como a escola enxerga o setor de educação na cidade de Santa Maria?

Há muitas iniciativas, cada uma com suas propostas e características, podendo às famílias optarem pela que representa a formação desejada aos seus filhos. Santa Maria é conhecida como cidade cultura pelas inúmeras instituições de ensino, tanto privados como públicas, incluindo as universidades que atraem públicos de diversas cidades.

Deixar uma resposta