
Entrevistamos nesta edição a Christiane Krum Castagna, uma profissional exemplar e multifacetada, cuja trajetória é marcada por uma sólida formação acadêmica e uma vasta experiência prática. Natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Christiane é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) há 16 anos e possui um mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, ela se especializou em Iluminação e Design de Interiores pelo Instituto de Pós-Graduação em Iluminação e Design de Interiores (IPOG) e obteve o título de Master in Light and Lighting pela University College London (UCL). Sua carreira é um verdadeiro exemplo de dedicação e paixão pelo que faz.
Casada com Giancarlo Castagna e mãe de dois filhos pequenos, Luca, de 3 anos, e Maya, de 2 anos, Chris, como é conhecida, equilibra com maestria sua vida pessoal e profissional. Como arquiteta e lighting designer de formação, teve loja de iluminação por 8 anos, e há mais de 13 anos acompanha o desenvolvimento e o crescimento de uma das principais incorporadoras da cidade. Atualmente, amplia sua atuação profissional dentro do mercado imobiliário.
Você pode nos contar um pouco sobre sua infância e como ela se reflete hoje na sua atuação profissional?
Sabe que já refleti bastante sobre isso e vejo que a menina que adorava pintar, fazer roupinhas de boneca e sair vendendo de porta em porta, tem muito a ver com a Chris de hoje.
Durante minha infância sempre fui uma criança bastante criativa, curiosa e empreendedora. Quando vinham as férias, adorava me dedicar a fazer algum produto para depois sair vendendo! E sempre fui muito dedicada em tudo que me envolvia. Nesta época perdia tardes de sol e piscina para isto (ou para treinar Ginástica Rítmica – que era uma outra paixão minha)!
Sempre gostei de atividades que envolviam arte (como pintura e dança) e pessoas (participava em grupos, como o Grêmio Estudantil da escola, grupo de viagens da Flytour, etc).
Além disso, sempre estive inserida no meio da construção civil. Pai e tios engenheiros e padrinho arquiteto, sempre me fizeram respirar estes ares e aguçaram minha curiosidade (nunca esqueço da mesa de desenho do meu tio.. cheia de lápis, réguas, etc). Desde cedo a arquitetura foi meu plano número 1.
Durante o curso de arquitetura estagiei em muitos escritórios e lojas. E uma área que sempre me chamava a atenção era a iluminação e o poder transformador da luz nos projetos! Assim, quando me formei, o plano era focar em projetos de iluminação e talvez dar aula. Mas a veia empreendedora, o gostar de me envolver com pessoas e o estímulo do Gian, que na época já era meu namorado, me estimularam a abrir a Ilumine – uma loja de iluminação especializada. Foram 8 anos atuando no varejo, vendendo produtos e desenvolvendo inúmeros projetos de iluminação em parceria com os principais arquitetos da cidade e região. A Ilumine esteve presente na maior parte dos projetos residenciais/comerciais de alto padrão da cidade. Esta experiência me ensinou muito a lidar com pessoas e entender suas necessidades, além de passar por todos os desafios que os empreendedores passam, trabalhar com fornecedores, equipes, clientes, etc.
Durante a faculdade e depois de formada, tive muitas experiências internacionais de estudo e trabalho (variando de caixa no McDonalds e garçonete em casamentos indianos à título de distinção no mestrado da University College London e pesquisa de lighting design dentro do renomado escritório de arquitetura Foster and Partners). Além disso, em 2016 passamos por todo um processo de abertura de uma loja de iluminação em Wynwood (Miami) e acabamos recuando devido a algumas exigências da imigração e a necessidade de estarmos presentes em paralelo no Brasil, tocando os negócios daqui. Hoje vejo o quanto isto me ajudou a encarar diferentes desafios, a sair da zona de conforto e me adaptar a diferentes ambientes e situações. Uma vivência que recomendo muito a todos, em qualquer momento da vida!
Paralelo a isso, a GR (hoje Vórtica by GR) – incorporadora fundada pelo meu marido – nasceu e virou referência na nossa cidade. Acompanhei tudo de perto e me dediquei muito para auxiliar na concepção e entrega destes projetos. Sempre auxiliei na interlocução com os escritórios e fornecedores envolvidos nos projetos, assim como na apresentação dos produtos ao mercado.
Como exemplo, teve o último projeto entregue, o VITTA CENTER, que brinco ter sido nosso terceiro filho, visto a dedicação que tivemos em ajudar a ele se tornar o que é hoje: um empreendimento de salas comerciais de alto padrão, que também é um mall e estacionamento rotativo em frente ao Hospital de Caridade. Uma edificação que veio para atender e receber confortavelmente as pessoas de Santa Maria e região.
Recentemente, você entrou em uma nova fase de sua carreira. Pode nos falar sobre o que mudou e quais são suas expectativas para essa nova etapa?
Após este envolvimento com o VITTA, em especial na prospecção de lojistas e profissionais para virem a ter seus negócios, clínicas e escritórios lá, veio à tona minha veia da venda, do relacionamento, de facilitar conexões entre as pessoas e suas necessidades. Foi então que passei a me questionar, por que não atuar com vendas no mercado imobiliário através de uma visão mais abrangente do mercado?
Além disso, também tive uma experiência pessoal que me fez refletir bastante. Após colocar na mão do mercado imobiliário alguns produtos de minha família, comecei a sentir o gap, a necessidade que o mercado tem de profissionais corretores que façam um trabalho dedicado, com um atendimento alto padrão, que entenda sobre arquitetura, sobre o mercado e que saiba valorizar/diferenciar um ativo imobiliário na hora de apresentá-lo.
Assim, tirei meu CRECI, e desde o início do ano venho atuando no universo da corretagem. Primeiramente estive junto de uma das principais imobiliárias de nossa cidade. Lá tive a oportunidade de colocar o “pé na água”, sentir a dinâmica do mercado e entender a forma com que quero atuar.
Hoje, de forma independente, faço parceria com esta e outras empresas e foco minha atuação em clientes que buscam um atendimento mais especializado e, em especial, aqueles que querem oferecer seus imóveis de forma exclusiva e dedicada.
Qual você considera ser a sua principal missão de trabalho como consultora imobiliária?
Minha missão é: primeiro selecionar e depois trabalhar para melhorar o valor percebido do ativo imobiliário que atendo com exclusividade, e conectá-lo com clientes especiais. Desta forma, funciono como uma ponte que facilita e aprimora as escolhas e as negociações imobiliárias entre pessoas que primam por um atendimento e produtos de alto-padrão. Através de um conhecimento 360º do mercado e uma habilidade para entender as necessidades e expectativas, não apenas quero auxiliar, mas simplificar e dar segurança ao cliente neste processo de escolha ou venda do imóvel.
E dentro de toda esta atuação, tem algum projeto que você tem um carinho especial, que destacaria?
Acredito que a entrega e ocupação do Vitta Center me orgulham muito visto o impacto que este empreendimento tem para Santa Maria e para as futuras gerações de pessoas que trabalham e usufruem dos serviços desta região.
E neste intuito de potencializar o ecossistema do Vitta Center, faço parte do podcast “Vitta Talks”, onde conversamos com todos aqueles que têm seus negócios lá. Já estamos indo para o 50º episódio e em cada troca/conversa fico impressionada com a qualidade dos profissionais de nossa cidade e com as incríveis histórias/trajetórias de cada um.
E um outro projeto que iniciou recentemente, mas que já me orgulho, é o podcast Skyline, que resolvi fazer assim que mergulhei no mercado imobiliário, como forma de trazer informações e histórias sobre aqueles que ajudam a pensar, construir e desenvolver nossa cidade.
Como você consegue equilibrar sua vida profissional exigente com suas responsabilidades e interesses pessoais?
Para mim, trabalho, família, interesses… está tudo em um mesmo pote. Lá em casa sempre fomos muito parceiros em tudo o que fazemos, o trabalho faz parte do nosso dia-a-dia e nossos filhos nos acompanham nesta adrenalina de viver. Somos bastante intensos, mas a maturidade tem nos ensinado muito sobre trabalhar dentro de nossos limites, valorizando cada conquista e cada momento compartilhado com nossa família e amigos.