
Ao contrário do que pensam, o yoga não tem relação com o budismo, (Budas) ou qualquer outra religião específica. Sua prática é baseada em ensinamentos filosóficos universais e não requer nenhuma afiliação religiosa ou crença em particular. Pode ser praticado por qualquer pessoa, pois é uma técnica baseada pela busca do autoconhecimento, equilíbrio e harmonia.
Nessa prática, há a combinação da respiração controlada e da meditação, seguidos da combinação de posturas físicas. Desta forma, as pessoas conseguem alcançar uma sensação de bem-estar e equilíbrio interior. Com origem na Índia, além de ser uma prática física, também é considerado uma filosofia de vida o que enfatiza a importância de viver de forma consciente e com atenção aos pensamentos, emoções e ações. Através da sua prática regular, é possível desenvolver uma maior flexibilidade física, força, equilíbrio e consciência corporal, além de reduzir o estresse e a ansiedade e aumentar a clareza mental e o bem-estar emocional, a fim de alcançar a realização pessoal.
Composto por várias técnicas, o yoga é prático, tendo como as principais técnicas: os pranayamas que são os respiratórios, os ásanas, as posturas físicas, yoganidra que é o relaxamento profundo e a meditação. À medida que o praticante vai evoluindo, também pode ser realizadas técnicas mais avançadas.
Os pranayamas são técnicas de respiração utilizadas no yoga para controlar e equilibrar o fluxo de energia vital (prana) no corpo. Eles são considerados uma das partes mais importantes da prática do yoga, pois ajudam a controlar a mente e o corpo, aumentar a concentração e reduzir o estresse. Alguns dos benefícios mais comuns desta prática, incluem a redução da ansiedade e da tensão muscular, a melhora da saúde respiratória, a melhora da circulação sanguínea e o aumento da energia e clareza mental. As principais respirações são: respiração abdominal, completa, ritmada, alternada e acelerada.
Já os ásanas são posturas corporais que fazem parte da prática do yoga. Eles são realizados com o objetivo de fortalecer o corpo, melhorar a flexibilidade e aumentar a consciência corporal. Sua prática regular é importante para manter o corpo saudável e flexível, prevenir lesões e melhorar a postura e ajudar na melhora da circulação sanguínea, fortalecer os músculos e aumentar a resistência física. Para essa técnica, é importante ter um instrutor qualificado, pois ele pode ajudar a corrigir posturas erradas e evitar lesões, ele pode personalizar as posturas de acordo com as necessidades e limitações de cada praticante, maximizando os benefícios da prática.
Também conhecido como Yoga Nidra, o relaxamento profundo do yoga, é uma técnica de meditação que ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. Ele é feito em uma posição confortável, geralmente deitado ou sentado. O objetivo é atingir um estado de consciência profundo, onde a mente e o corpo são relaxados e recarregados. Com capacidade de equilibrar o sistema nervoso, promover o bem-estar mental e físico e ajudar a prevenir doenças relacionadas ao estresse ao melhorar a qualidade do sono, aumentar a concentração e a memória e ajudar na regulação emocional.
No que se refere â meditação, ela é uma prática importante do yoga que visa a calma da mente e o aumento da conscientização, pois envolve a concentração na respiração, no som ou no corpo para atingir um estado de consciência tranquilo e claro, também pode incluir a visualização ou o uso de mantras para ajudar a alcançar um estado de profundo relaxamento e concentração. Sua prática, tem muitos benefícios para a saúde mental e física, incluindo a redução do estresse, da ansiedade e da depressão, a melhoria do sono, aumento da imunidade e aumento da clareza mental, bem como aumentar a autoconfiança e a autoestima.
Por fim a prática do Yoga é feita 24 horas no seu dia a dia.
Drª Juliana Silveira
Formada pela escola de Yoga Mahadêva Studio de Yoga/SC, pelo professor Lerivan Ribeiro, a fisioterapeuta e
doutora em envelhecimento humano.