Saúde e Bem-estar

INCA estima mais de 71 mil novos casos de Câncer de Próstata

13views

No final do mês de outubro, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou a estimativa de novos casos para o triênio 2023/2025 e prevê um aumento de 71.740 a cada ano, ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma. 

As informações atualizadas reforçam ainda mais a necessidade de conscientizar o público masculino sobre a importância do exame de sangue, que avalia a proteína produzida pelo tecido prostático (PSA) e o exame de toque retal, que propicia descobrir a doença em fase mais inicial. A recomendação para rastreamento é que os homens a partir de 60 anos procurem um urologista, para avaliação individualizada. 

Em relação ao público masculino, este tipo de câncer é predominante em todas as regiões do país, conforme recorte por região, apresenta o seguinte cenário por 100 mil habitantes: Sudeste (77,89); Nordeste (73,28); Centro-Oeste (61,60); região Sul (57,23) e Norte (28,40).

Mas assim como no câncer de mama, existe cura, quando diagnosticado precocemente. A elevada chance de cura se deve a avanços tecnológicos na medicina, incluindo a cirurgia robótica para câncer de próstata, também conhecida como prostatectomia robótica radical. Aqui em Santa Maria, a 1ª cirurgia foi realizada no dia 19 de agosto deste ano, no complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo com o Robô Da Vinci Modelo XI.

 

Deixar uma resposta