
A integração entre os ambientes pode ser entendida como uma característica do modo de habitar urbano contemporâneo. Espaços que se adaptam a vários usos, que permitem o contato entre os usuários que desenvolvem diferentes tarefas e que proporcionam privacidade quando necessário são cada vez mais desejados, comenta o arquiteto Zé Barbosa, diretor do Lineastudio Arquiteturas.
Pela relação social entre os usos, o jantar e a sala de estar são os ambientes mais propícios à unificação, permitindo assistir televisão, fazer uma refeição, conversar e descansar neste grande espaço social. Quando se pensa em integrar deve-se estar atento a diversos fatores para que a utilização do espaço seja confortável e prática para todas as atividades previstas. Preservar espaços de circulação adequados e definir o melhor posicionamento do mobiliário e dos equipamentos, são cuidados essenciais para o sucesso da integração entre os ambientes.
Definido o layout do mobiliário, parte-se para a escolha de cores, acabamentos, revestimentos. O ideal é sempre pensar na continuidade visual, tanto no desenho quanto nos acabamentos do mobiliário e do ambiente, gerando um espaço único e coerente visualmente.
A integração entre os ambientes também pode se dar em um nível menos direto, ou seja, com possibilidade de abertura ou fechamento, conforme a necessidade. Cozinha, escritório, dormitório de hóspedes, brinquedoteca, são alguns dos ambientes que podem ser pensados com possibilidade de conexão – seja direta ou através de soluções projetuais, como portas painel ou portas de empacotar, por exemplo.
Soluções práticas, que aumentem e melhorem a utilização dos ambientes, são sempre possíveis e as melhores opções dependem da conformação arquitetônica dos espaços e do gosto do cliente. Quando bem planejados, a criação de ambientes integrados, além de atender as exigências, pode superar as expectativas e surpreender.
Apartamento Warm (Fotos Cristiano Bauce)
No Apartamento Warm os 117m2 foram transformados em um amplo loft. Um grande painel foi criado para possibilitar a separação dos cômodos quando desejado. Estar, jantar, escritório, cozinha e suíte funcionam de forma independente ou totalmente integrados.
Casa Oliveiras (Fotos Cristiano Bauce)
Nesse projeto o gourmet, jantar e cozinha podem se integrar através da abertura das portas de empacotar. Os ambientes ainda estão conectados com a varanda externa e o jardim.
Casa LuA (Fotos Cristiano Bauce)
Na Casa LuA estar, jantar e área da churrasqueira são totalmente conectados e receberam paleta de cores que unifica os ambientes, cuja separação é demarcada pelo próprio mobiliário.
Apartamento Gris (Fotos Cristiano Bauce)
No projeto do apartamento a área social se integra a cozinha cujo plano de fundo é feito pelo painel de marcenaria, que também oculta as portas laminadas que levam à área íntima e de serviço.