Paola Beltrami
Destaque no Complexo da Saúde Auditiva ao dirigir a Casa da Audição há 11 anos com 16 unidades e 7 mil atendimentos
Na edição deste mês, a entrevista da capa é com Paola Beltrami. Fonoaudióloga, especialista em gerontologia por formação, mas com o coração de empreendedora, pois além da Casa da Audição, também é proprietária de mais dois empreendimentos, o Recanto dos Aromas, loja de aromas junto ao supermercado Nacional e a Audtex, uma clínica que trabalha com modelos mais simples e econômicos de aparelhos auditivos.
Paola é uma mulher sonhadora, com uma fé inabalável, focada no trabalho, com muitos amigos, tendo seu casal de filhos, Maria Cecília e Joaquim, como suas maiores paixões. Após a experiência do empreendimento familiar, decidiu voar mais alto e criar seu próprio caminho ao idealizar a Clínica de audição, a qual destaca com orgulho, que sempre esteve exclusivamente sob sua direção, sem sócios ou investidores, porém conta com uma equipe fantástica de profissionais comprometidos que levam o nome da empresa no coração. Esse comprometimento faz com que cresçam todos juntos e cada vez mais.
“Nos últimos anos, a equipe triplicou. Hoje, já somos 10 fonoaudiólogos divididos em 16 cidades, sendo que em Santa Maria, a Casa da Audição, conta com uma equipe de 4 fonoaudiólogas e 1 fonoaudiólogo”.
A experiência deu tão certo que em pouco tempo, já começava a atender cada vez mais tanto em Santa Maria, quanto fora da cidade. No mês de outubro, essa decisão completa seus 11 anos, somando 7 mil pessoas atendidas pela Casa da Audição, que esteve localizada na Pinheiro Machado 2254 loja 3, por 10 anos. Hoje, neste local, está instalada a Audtex.
Sempre com um olhar empreendedor, Paola ressalta que após o lançamento de uma linha mais moderna, a Casa da Audição traz essa novidade para Santa Maria e logo deixa de trabalhar com o material antigo, dando prioridade para a inovação e aos produtos tops de linha em audiologia. Paola observa que faz isso por considerar que seus pacientes merecem ter a melhor experiência auditiva possível. Há quatro meses, a Casa da Audição ganhou um novo espaço, instalada na Floriano Peixoto, 1839, abaixo do Icardio, com uma clínica ampla e com tudo o que existe de mais moderna e completa em audiologia, com mais de 15 serviços oferecidos para a comunidade santa-mariense.
“Eu costumo dizer: esqueça tudo o que você já ouviu falar em clínicas de audição. Aqui tudo é muito diferente. Temos equipamentos revolucionários para a detecção de problemas auditivos, todos os tipos de terapias e o que existe de mais moderno no mundo dos aparelhos auditivos”, destaca Paola.
Como e quando surgiu a Casa da Audição?
A Casa da Audição surgiu da necessidade de ser empresária. Eu queria muito ter o meu negócio, já tinha 5 anos de formada, trabalhava na clínica da minha família, mas queria fazer algo bem diferente. Nesta época, viajava muito atendendo clinicas do interior. E em pouco tempo tive que passar os atendimentos para outras fonoaudiólogas porque não dava mais conta de atender tantos pacientes em Santa Maria e viajar. Foi assim, que começamos a atender cada vez mais cidades.
Como consegue conciliar família, filhos e todo o envolvimento dinâmico do seu perfil de mulher empreendedora, aliados com a maternidade, divididos com uma grande equipe espalhadas em 16 cidades e com outros empreendimentos?
Não tem mistério, é só organizar o tempo e focar nas atividades, uma de cada vez, para ter qualidade na entrega de cada trabalho. Com a equipe que tenho hoje, em todas as empresas, facilita muito meu trabalho. São pessoas extremamente dedicadas.
Quais os Principais sintomas de perda auditiva?
Costumo dizer que ao primeiro “Hã” como pedido de repetição ao que foi dito, já devemos procurar um fonoaudiólogo. Mas existem vários sintomas que devemos estar atentos, dificuldade em compreender as palavras, falar muito alto, ouvir pequenos zumbidos, necessidade de aumentar o volume da TV ou rádio, dificuldade em conversar no telefone entre outras.
Quais as Causas da perda auditiva?
Estamos recebendo muitos pacientes nas clinicas com tampão de cera, encaminhamos para o médico otorrino, antes de fazer a audiometria. Infecções de ouvido, envelhecimento, e exposição a ruídos são as causas mais comuns de perda auditiva. Cabe lembrar que medicações ototóxicas, influenciam bastante na audição.
Há relação dos fones de ouvido com a perda de audição?
Sim, existem perdas auditivas irreversíveis devido ao excesso de tempo do uso de fones de ouvido. E quanto mais próximo da membrana do tímpano estiver o fone, maior a intensidade e, portanto, maior o risco de lesão auditiva.
Porque é comum o idoso perder audição?
A presbiacusia é a perda de audição natural que ocorre com o envelhecimento. Ela ocorre quando as células ou estruturas de qualquer parte que compõe a audição começam a perder sua função. A diminuição na acuidade auditiva pode trazer diversos prejuízos. Também é caracterizada por alteração no órgão auditivo e/ou vias auditivas decorrentes do processo de envelhecimento. Na presbiacusia, ocorre a perda auditiva do tipo neurossensorial, bilateral e simétrica, comprometendo inicialmente frequências altas (detecção dos sons agudos) e a discriminação da fala. Na clínica, vimos que o maior deles é o isolamento social.
Quais os melhores aparelhos e a tecnologia mais avançada que temos hoje?
Bom, posso escrever um livro sobre tecnologia de aparelhos auditivos, afinal trabalho com a Starkey (fábrica de aparelhos auditivos líder mundial em vendas), há 16 anos. Hoje, estamos adaptando nossos pacientes com a linha Evolv. Sempre que lançam uma linha mais moderna, eu trago na hora para cidade. E deixo de trabalhar com as outras linhas. Pois acredito que meus pacientes merecem ter a melhor experiência auditiva possível. Os aparelhos auditivos da linha Evolv possuem a tecnologia mais avançada e se adaptam facilmente à vida dos nossos pacientes. Eles oferecem um som com mais clareza de todos os tempos, mesmo em ambientes ruidosos, conexões aprimoradas com seus dispositivos, incluindo receber e encerrar chamadas diretamente em seus aparelhos auditivos Evolv em vez de em seu dispositivo Apple, monitoramento de saúde e atividade.
Há resistência no uso de aparelhos?
Há alguns anos existia. Hoje, as pessoas já entenderam a necessidade do uso, e se encantam com toda tecnologia oferecida. Até a questão financeira, que era um empecilho para muitos, hoje com as linhas de créditos dos bancos, e nossos próprios parcelamentos já não existe mais.
A adaptação é fácil?
Não. E é isso que mais insistimos com nossos pacientes. Fazemos um trabalho totalmente diferenciado nas nossas clínicas. Hoje temos 100% de adaptação. Porque cuidamos dos pacientes. Eles saem cientes que durante três meses trabalharemos juntos, não omitimos as dificuldades nunca. E ficamos à disposição deles e dos familiares.
Que profissionais compõe a equipe da Casa da Audição?
Bom, como crescemos muito, nossa equipe triplicou. Além de todas as secretárias, gerente, jurídico, marketing, temos os mais dedicados profissionais fonoaudiólogos: Carla Baggio, Carla Nolasco, Eduarda Meneghetti, Helinton Moreira, Isadora Pelissari, Isabella Fattore, Leidi Bressan, Marjana Gois, Nilvana Schiling, e eu, Paola Beltrami. Também contamos com o atendimento semanal do médico Dr. Silvio Ribeiro, dando suporte clinico aos nossos pacientes.
O complexo de saúde auditiva é um diferencial para Santa Maria e reúne tratamentos e aparelhos auditivos, além de disponibilizar exames como o Espirometrial Ocupacional, Audiometria Ocupacional, Imitânciometria, Audiometria Tonal Liminar e Teste da Orelhinha.
Para quem é fonoaudióloga, e quer ter a sua casa da audição, saiba que isso é possível. Basta entrar em contato com a Ana, nossa gerente, e adquirir seu ponto de atendimento, disponibilizamos todo treinamento e suporte.