EntrevistasSaúde e Bem-estar

Labimed: 58 anos de cuidado com a saúde

132views

O Labimed é o maior laboratório de análises clínicas do interior do RS. Em mais de 58 anos de história preserva seus valores e seu propósito de cuidar da vida da sociedade, promovendo a saúde através do auxílio de qualidade e precisão no diagnóstico médico, tratamento, prognóstico e saúde preventiva. Sempre atuou com ética, excelência, confiança, agilidade e inovação em serviços de medicina diagnóstica em análises clínicas. 

Idealizado e fundado em 1964 por Waldir Veiga Pereira que, como médico, sentiu a necessidade de um maior suporte técnico científico para a formação de um diagnóstico laboratorial orientado para as necessidades clínicas, principalmente na área hematológica e com tecnologia de ponta para uma maior precisão e confiabilidade nos exames. 

Com investimento em equipamentos e instrumentos mais modernos e na automação laboratorial, iniciou a realização de exames através de técnicas de imunofluorescência, aplicação de radioisótopos, gasometria e, automação na contagem de células sanguíneas.

Inauguração do primeiro laboratório privado de Biologia Molecular em Santa Maria e região, instalado dentro das dependências do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, investimento que possibilitou maior agilidade na resposta do diagnóstico do COVID.

Com atendimento nos principais hospitais da cidade, além dos postos de coleta, o Labimed contabiliza 12 Unidades de Atendimento em Santa Maria e região nas cidades de Formigueiro, São Sepé, Faxinal do Soturno e Restinga Seca atendendo mais de 22 mil vidas

Gente do Labimed 

Desde a sua fundação, o Labimed sempre esteve atento a seus profissionais, procurando acolhê-los e proporcionar a estes, oportunidades de desenvolvimento profissional através de incentivos em educação e importantes benefícios no cuidado com o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, como serviços de assistência à saúde e segurança do trabalhador. Também investe em psicologia organizacional, com objetivo de oferecer apoio psicológico como forma de auxiliar o colaborador em seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional, e no atingimento do seu bem-estar social. 

Atualmente, o Conselho de Administração representado pelos sócios Dalnei Veiga Pereira – Médico Hematologista, Sócio Fundador e Responsável Técnico, Urania Cardoso Flores – Odontóloga, Sócia Fundadora e Vice-Presidente, Ana Maria Zimmermann – Médica Patologista Clínica, Presidente e Responsável Técnica, Marta Medeiros Duarte – Farmacêutica Bioquímica e Elehu Moura de Oliveira – Farmacêutico Bioquímico e Gestor Técnico de Produção, conduzem a empresa e seus 190 colaboradores, junto aos profissionais, Fátima Miron – Bioquímica Farmacêutica e Gestora Técnico Operacional e Mariana de Freitas Santos – Administradora e Gestora Executiva. 

A equipe é formada pelo time de líderes e de profissionais: bioquímicos e biomédicos, técnicos de laboratório e de coleta, recepção e atendimento ao cliente, gestão de pessoas, tecnologia da informação, suprimentos, marketing, inovação e processos, faturamento e financeiro.

Acreditação de Qualidade e NTO – Núcleo Técnico Operacional

Desde 2017, o Labimed foi submetido a sua primeira auditoria de acreditação, onde conquistou o SELO de QUALIDADE do PALC, Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. 

No decorrer de cinco décadas atuando no mercado da medicina diagnóstica, o Labimed sempre investiu na implantação e utilização de equipamentos com tecnologia de ponta e técnicas laboratoriais modernas. Seu NTO – Núcleo Técnico Operacional, compreende os setores de hematologia, imunoquímica e imunohormonios, microbiologia e urinálise, gasometria, biologia molecular e citologia. O laboratório atua com atendimento 24 horas, atendendo permanentemente a comunidade, em demandas hospitalares e ambulatoriais. 

Como pioneiro na implantação de testes de Biologia Molecular direcionado para detecção da Covid-19, possibilitou a realização dos exames de RT-PCR em Santa Maria oferecendo a agilidade no diagnóstico médico hospitalar e ambulatorial em um momento crítico do cenário pandêmico. 

Com a aquisição do moderno equipamento Atellica – Siemens foi possível integrar os setores de bioquímica e imunohormonios na mesma plataforma, agilizando a entrega dos resultados, maior precisão e redução de volume de amostra do paciente.

Também destaca-se o setor de Gasometria que, para atender a demanda diagnóstica urgente e crítica vivenciada na cidade no ano de 2013, passou a realizar o exame de carboxihemoglobina na avaliação da função pulmonar e atualmente possui um de seus equipamentos de gasometria com funcionalidade móvel disponível para atender setores como CTI e bloco cirúrgico do HCAA. 

Labimed participa da evolução da saúde e da medicina na cidade e região desenvolvendo novos serviços que ofereçam conveniência como coleta móvel para o paciente em casa ou também coleta drive thru onde o paciente não precisar sair de dentr

o do veículo.

Sempre à frente, o Labimed investiu na automatização completa do setor de microbiologia, oportunizando a 

entrega de resultados mais rápidos e detecção de doenças complexas na identificação de microrganismos raros.

Já o setor de Hematologia, recentemente passou por uma modernização total do seu parque tecnológico através da aquisição de dois equipamentos XN1000 e CS2500 – Sysmex, para realização de hemograma e coagulação, respectivamente.

Deixar uma resposta