Entrevistas

Dr. Dalnei Veiga Pereira, um exemplo de inovação e empreendedorismo

47views

Com 47 anos de profissão, coleciona muitas conquistas médicas para Santa Maria. Juntamente com seu irmão Dr. Valdir Veiga Pereira foi pioneiro na fundação e implantação do Centro de Transplante de Medula Óssea, o primeiro do RS e o terceiro a ser implantado no Brasil pelo Sistema Único de Saúde.

Medicina e aprendizado

Desde quando era acadêmico do curso de medicina na UFSM trabalhava nas práticas em laboratório de análises clínicas do seu irmão.  Pesquisas importantes, como o diagnóstico do antígeno Austália (da hepatite B) por técnicas de eletroforese foram os momentos mais relevantes da vida do jovem pesquisador.  Em 1975, logo após a graduação, foi convidado para fazer parte do corpo docente da faculdade de medicina da UFSM, onde permaneceu como professor da Oncologia e Hematologia até 2019, completando 44 anos de dedicação.

 “A criação do receituário de antibióticos durante a minha presidência da comissão de infecção do Hospital de Caridade, na época algo inédito no Brasil, foi o meu maior feito”, afirma Dr. Dalnei. Implementar rotinas de receituários de antibióticos e drogas corretas no tratamento das doenças infecciosas em curso era um problema em todo o Brasil que não tinha um protocolo correto. Mas, sem dúvida, uma das realizações mais importantes da vida profissional foi a idealização e coordenação do primeiro Transplante de Medula Óssea do Rio Grande do Sul (1989) e a consolidação do CTMO-HUSM. Na época, este tipo de tratamento no Brasil era disponível apenas nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro.

Foram necessários estudos e treinamentos entre 1987 a 1991 em instituições como o Johns Hopkins Hospital (Baltimore -EUA), Duke University (Durhan – EUA) e o Hospital de Clínicas de Curitiba. Esta prática foi fundamental para complementar o tratamento de alguns tipos de câncer, leucemia e doenças metabólicas através da saúde pública.

Empreendedorismo

Do estágio no Laboratório de Análises Clínicas veio o gosto de empreender ainda mais na saúde. Atualmente é sócio do Labimed, sócio da Clínica Viver, da Clínica Oncológica de Cruz Alta, Clínica Oncológica de Santo Ângelo, e em breve fará um super lançamento inovador para a saúde com diagnóstico de ponta.

Além das empresas da saúde investiu na construção civil, sua grande paixão. Implementou um novo conceito nas clínicas médicas de Santa Maria. Construiu juntamente com outros sócios, praticamente todos os prédios de clínicas médicas em torno do Hospital de Caridade na década de 80, transformando esta região no polo de saúde. “Meu primeiro prédio foi o Centro Clínico da Duque depois os dois prédios na frente do Hospital de Caridade, e a experiência foi melhorando o padrão construtivo e também das necessidades específicas para o setor da saúde, as áreas comuns e de convivência e agora em breve entregaremos o Vitta Center com uma proposta ainda mais inovadora para os profissionais da saúde”. Além destes destinados a empresas de saúde, participou na construção do Royal Plazza Shopping e outros prédios residenciais.

As grandes inspirações

A veia empreendedora teve inspirações com seu pai, agricultor, empresário e grande líder que foi fundador da Cooperativa de Arroio Grande, a maior do país, na década de 60. Seu irmão Valdir Pereira foi o grande exemplo, bem como Dr. Prado Veppo e Dr.Tomaz Carneiro da Cunha, seus grandes incentivadores.

Família

 Casado há 24 anos com Cristiane Falkembach, médica Hemato Oncologista, são pais de Mariana, acadêmica de medicina da PUC.

Tem mais duas filhas de seu primeiro casamento com a Betinha Pereira, Clarissa, conhecida como Tita, arquiteta em Santa Maria e Carolina, empresária residente na Espanha.

Nossos parabéns ao Dr. Dalnei Veiga Pereira, que aos 75 anos, continua sendo uma grande inspiração para jovens médicos, pesquisadores e empreendedores.

 

 

Deixar uma resposta