Notícias

Santa Maria 164 anos

41views

A cidade de Santa Maria completa dia 17 de maio, 164 anos. Localizada no coração do Rio Grande do Sul, recebe todos os anos novos moradores. Quem chega aqui, logo se sente em casa, acolhido, para crescer e se desenvolver.

Essa é a tradição de Santa Maria. Receber bem quem aqui chega para buscar conhecimento, desenvolver trabalhos, constituir família. A presença das instituições de ensino, do segundo maior contingente militar do país e de todas as esferas municipais, estaduais e federais com seus respectivos órgãos representativos, faz com que o município seja favorável à interação, cooperação, troca de conhecimento e novos negócios e iniciativas que possam impactar a sociedade.

Reconhecido internacionalmente como polo educacional, abriga a Universidade Federal de Santa Maria, com 60 anos de atuação, é um marco da interiorização do ensino universitário público no país.

Além da UFSM, Santa Maria conta com a UFN, FISMA, Ulbra, FAMES, FAPAS e Fadisma.

Perfil Econômico

No estudo realizado pelo SEBRAE foi identificado que houve uma evolução no Produto Interno Bruto do município. No ano de 2004, de R$ 2.151,9, para no ano 2018, de R$ 7.794,0.

Referência em saúde

Santa Maria conta com um completo sistema de saúde, contemplando o atendimento básico até os de alta complexidade.

Disponibiliza 1064 leitos e 258 leitos de CTI, com possibilidades de expansão, tornando um dos maiores centros de saúde do RS.

O município conta com o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, Hospital Universitário, Hospital Unimed, Casa de Saúde, Hospital São Francisco, Hospital da Brigada Militar e Hospital da Guarnição do Exército.

Segundo dados do CREMERS são 1530 médicos de diversas especialidades para fazer a melhor medicina de ponta aqui na cidade.

2° Maior Contingente Militar do Brasil

Santa Maria conta hoje com cerca de 9,5 mil homens e mulheres das Forças armadas. No município ficam os comandos da 3ª Divisão de Exercito, Divisão Encouraçada, e o comando da Ala 4 da Força Aérea. A cidade também é conhecida como a capital dos blindados por dispor da maior frota de viaturas blindadas de combate do país.

Novo impulso ao turismo

Cidade referência no turismo religioso com eventos que recebem um grande número de pessoas como a Romaria Nossa Senhora da Medianeira, e eventos promovidos pelas universidades e os militares, Santa Maria ganha um novo impulso com as descobertas na paleontologia.

Nossa região é berço dos mais antigos dinossauros do mundo. Os fósseis encontrados são de animais que viveram aqui há 233 milhões de anos. As espécies encontradas na região são classificadas como sauropodomorfos e como buriolestes e foram situados no período Ladiniano do final do período Triássico.

O Guinness World Records reconheceu as descobertas reivindicadas pelo Projeto DinOrigin.

 

Nas ruas de Santa Maria

Quem passa pela Av. Nossa Senhora das Dores e Av. Osvaldo Cruz pode ver a obra do artista plástico Juan Amoretti. A escultura de 10m de altura, O Idealista, é inspirada no personagem da mitologia grega, Ícaro, e representa a busca do sonho, a garra do povo santa-mariense no desenvolvimento da cidade.

 A Vila Belga, próximo a à Gare da Viação Férrea, é um conjunto de casas construídas pela empresa ‘Compagnie Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil‘ para os seus funcionários. A vila foi projetada, entre 1905-1907, pelo engenheiro belga Gustave Vauthier.

Deixar uma resposta