Artigo de opinião

Oprah Winfrey

26views
Oprah Winfrey é uma das mulheres mais famosas e ricas do mundo. A jornalista, atriz, psicóloga, empresária, repórter, produtora, editora e escritora norte-americana, vencedora de múltiplos prêmios Emmy por seu programa The Oprah Winfrey Show teve a maior audiência da história da televisão norte-americana. Por 25 anos foi a líder batendo todos os recordes. Em 1995, foi a primeira mulher afroamericana a entrar na lista FORBES de maiores bilionários do mundo, na lista de 400 norte-americanos mais ricos, com patrimônio de US$ 340 milhões. Hoje, ela é estimada em US$ 2,8 bilhões.
Multibilionária, coleciona mansões ao longo de todo os Estados Unidos. E apesar de estar aposentada do seu programa de TV, após 50 anos de carreira, continua faturando e empreendendo em suas diversas empresas.
Mas nem sempre foi glamour e fama para ela. Nascida no interior do Mississipi, sua mãe tinha apenas 18 anos quando engravidou de seu pai, que trabalhava nas forças armadas. Eles nunca se casaram e ela foi criada pela avó materna durante 6 anos. Apesar da pobreza, com a avó ela aprendeu a ler muito cedo e era conhecida na igreja local, por sua habilidade em recitar textos bíblicos.
Com nove anos, Oprah passou a viver em meio a um pesadelo: o de ser sistematicamente estuprada por seu tio e seus primos.
Dedicada aos estudos, com 13 anos ela fez uma prova e ganhou uma bolsa de estudos na Nicolet High School. Depois de sofrer tantos abusos, terminou o ensino fundamental e fugiu de casa.
Quando fez 14 anos, já estava há 6 meses morando com uma amiga, conheceu seu primeiro namorado. Era um garoto de 18 anos, após 3 meses de namoro, descobriu que estava grávida e novamente outro pesadelo, seu namorado não aceitou a gestação, a agrediu e obrigou a abortar, largando-a Oprah grávida. Gerando uma profunda depressão.
Acabou perdendo o bebê.
Para Oprah o que podia ser uma coleção de traumas, transformou-se numa das maiores histórias de superação. Passou a se dedicar ainda mais aos estudos e tornou-se líder na escola, a ponto de ganhar uma viagem à Casa Branca na época. Bonita e carismática, também venceu um concurso de beleza aos 17 anos. No início dos anos 1970, conseguiu uma bolsa de estudos na faculdade de comunicação e devido a sua determinação foi contratada por uma emissora de televisão.
Dentre seus diversos livros e ensinamentos, destaco:
“Você é responsável pela sua vida. Se você está sentado, esperando alguém para te salvar ou te ajudar, você está desperdiçando o seu tempo. Só você pode ser mover para a frente.”
Oprah um exemplo de superação!
Silvana Maldaner
03.05.2022

Deixar uma resposta