Educação

Marista Santa Maria amplia carga horária dos estudantes dos Anos Iniciais em 2022

Colégio Marista Santa Maria
144views

Os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria iniciarão o ano letivo de 2022 com novos e importantes desafios na sua caminhada acadêmica e formação integral. A carga horária de cada ano será ampliada passando para 22h semanais. Neste contexto, o componente de Língua Inglesa será o grande diferencial, passando a incrementar o currículo com 3h/aula semanais de atividades, agregando mais tempo de aprendizagem e prática do idioma.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“A educação é dinâmica e precisa estar sempre conectada às necessidades das nossas crianças e jovens para fazer sentido e ter significado na sua formação. Por isso, atentos a este cenário, planejamos esta mudança, a partir do trabalho de uma equipe multidisciplinar, e acreditamos que vai ser um diferencial importante em nossa proposta educativa”, destaca o diretor Carlos Sardi.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo ele, a mudança complementa o currículo dos Anos Iniciais do Colégio, fortalecendo uma proposta já diferenciada para este nível de ensino, baseada em metodologias ativas, iniciação científica, protagonismo juvenil, formação humano-cristã e incentivo ao esporte.

A formação integral na Língua Inglesa

A coordenadora pedagógica, Clarissa Caceres, destaca que além da preparação do estudante para os desafios e exigências futuras da universidade, do mercado de trabalho e das relações sociais cada vez mais globalizadas, o aprendizado de uma língua estrangeira reforça as competências na própria língua materna e contribui no desenvolvimento comunicativo, emocional e cognitivo das crianças nas diferentes áreas do conhecimento. “A capacidade de falar duas ou mais línguas melhora o raciocínio e as habilidades de pensamento criativo, fortalece a confiança do estudante, potencializa o aprendizado de outros conteúdos”, explica.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para Clarissa, o aprendizado da língua estrangeira desde os primeiros anos da vida escolar também amplia o desempenho acadêmico, as habilidades na resolução de problemas, a compreensão sobre a diversidade cultural, além de “também desenvolver a sensibilização para as questões globais, incluindo as relacionadas ao ambiente e à sustentabilidade.”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, a inserção qualificada e interdisciplinar no currículo escolar da língua estrangeira é fundamental quando nos propomos a formar cidadãos preparados em múltiplas dimensões para viver em comunidade e fazer a diferença na sociedade.

Esta qualificação no ensino da língua perpassa, então, conforme destaca a orientadora educacional do Colégio, Janaína de Quadros, uma maior convivência cultural com o novo idioma: “Para que uma criança aprenda a se comunicar em uma língua estrangeira, é necessário que ela seja regularmente exposta a essa língua”, explica Janaína. Desta forma, com a ampliação da carga horária de Língua Inglesa, buscamos proporcionar aos nossos estudantes uma prática de ensino ainda mais voltada a potencializar seu desempenho de forma integral, tanto na expressão oral e escrita da Língua, quanto em suas relações interculturais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para dinamizar este trabalho, os estudantes terão como ferramenta um material didático especialmente elaborado para cada faixa etária. O programa expõe os alunos a diferentes conceitos culturais, melhora as competências linguísticas, motiva os estudantes no aprendizado da língua estrangeira através de metodologias ativas que valorizam o protagonismo do aluno.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Novidades para 2022

Tal inovação pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio integra outras iniciativas que estão sendo preparadas pelo Colégio em busca da qualificação contínua dos serviços educacionais proporcionados para a comunidade de Santa Maria e região. Para os Anos Finais, o Colégio terá a conclusão do processo de inserção do Sistema Marista de Educação do 6º ao 9º ano, um material didático inovador e exclusivo da Rede Marista, e no Ensino Médio, a implementação gradativa do Novo Ensino Médio com a reforma curricular determinada pela Lei 13.415/2017.

Matrículas abertas

As matrículas para novos estudantes 2022 já estão abertas, com vagas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. As aulas estão ocorrendo na modalidade presencial para todas as turmas. As inscrições são realizadas através do site: maristasantamaria.org.br.

 

Endereço e principais contatos

Rua Floriano Peixoto, 1217, Centro – Santa Maria (RS)
Telefone: (55) 3220-6300
WhatsApp: (55) 99671-8230

E-mail: relacionamento.santamaria@maristas.org.br

Site: maristasantamaria.org.br

Facebook: MaristaSantaMaria

Instagram: @maristastamaria_rs

Deixar uma resposta