Mundo Afora

MUNDO AFORA: SEOUL – Coreia do Sul

Sejong UniversitySejong University
Andressa Nunes Lemes e o irmão Enzo com os pais Jose Elias Lemes e Adriana Nunes LemesAndressa Nunes Lemes e o irmão Enzo com os pais Jose Elias Lemes e Adriana Nunes Lemes
Adriana e AndressaAdriana e Andressa
Cheonggyecheon Festival de aniversário do budha,Cheonggyecheon Festival de aniversário do budha,
Starfield library, COEX MALLStarfield library, COEX MALL
Jogyesa templo budistaJogyesa templo budista
2D café, hongdae2D café, hongdae
Yeoido parkYeoido park
Yangyang surffyy beach (praia privada)Yangyang surffyy beach (praia privada)
Nature café em hongdaeNature café em hongdae
Lotte worldLotte world
Line friends (BTS store)Line friends (BTS store)
Statue of Gangnam StyleStatue of Gangnam Style
SeoulSeoul
Gyeongbokgung palaceGyeongbokgung palace
Eurwangni beach, IncheonEurwangni beach, Incheon
59views

Andressa Nunes Lemes tem 20 anos e é o orgulho dos pais Jose Elias Lemes, Policial Federal e Adriana Nunes Lemes, diretora da Imobiliária Altra Imóveis Select.

A cultura coreana, os desenhos animados japoneses com temáticas diferenciadas, músicas e o idioma sempre chamaram a atenção da filha mais velha. Foi por esse motivo que ela resolveu mudar de vida e ir estudar em Seoul, na Coreia do Sul.

Aos 17 anos, Andressa já tinha feito um intercâmbio durante 3 meses, por esse motivo começou a estudar coreano sozinha e planejar sua faculdade. Atualmente está estudando Comunicação de Mídia e ao final desse ano completa seu segundo semestre universitário.

Faculdade e qualidade de ensino

“Eu estudo na Sejong University, que está entre as 20 universidades mais bem colocadas da Coreia do Sul, ocupando o 11º lugar. Ela foi a mais aberta em relação ao estrangeiro, assim como oferta a graduação em inglês com aulas da língua coreana, podendo ter uma formação em duas línguas diferentes. A Ásia já é conhecida por ser a melhor no quesito educação, o que não é nenhuma surpresa”, conta Andressa.

Assim como qualquer estudante, moro no dormitório da faculdade, e a cada 6 meses temos que nos mudar por duas semanas e depois retornar para um novo quarto em um novo prédio. Existem 4 dormitórios e cada um tem suas regras e quartos diversos, no primeiro semestre tive uma companheira de quarto que veio da China para fazer seu mestrado, porém hoje em dia moro sozinha e tenho o quarto todo para mim.

Devido ao momento global, não tive a oportunidade de ter aulas ao vivo no campus, pois a segurança e a saúde vêm em primeiro lugar por aqui, mas posso afirmar que foi a melhor escolha que já fiz, seja virtual ou ao vivo, o empenho continua o mesmo. As aulas são com professores mestrados em mais de uma universidade pela América do Norte e mundo afora, além de ter uma academia bem equipada para ajudar o aluno novo.

As provas são realmente metódicas. As notas são baseadas em GPA, um sistema de soma de notas o qual faz uma média de 0 a 4.5! E um segredo, quanto maior sua nota, maior seu desconto no semestre seguinte.

Para entrar em uma universidade coreana se passa por 3 processos, inscrição online, junção de documentos e a escrita de uma redação argumentando o porquê você é a melhor opção e quais são seus planos para a academia no futuro.

Cultura

É um país totalmente voltado para a mídia da arte e da cultura. Podemos ver hoje em dia o quão forte é a música coreana que expandiu no ocidental, não é diferente vivendo aqui. E que lugar melhor para se morar e estudar, trabalhar com arte, fotografia e atuação do que em um país onde a economia gira em torno desses focos? Com minha própria paixão artística encontrei paz e um caminho brilhante em Seoul.

Pontos turísticos

A Coreia é o melhor lugar para se buscar entretenimento 24 horas, talvez na situação atual não seja mais tão simples, mas como alguém que já veio duas vezes (2018 e 2021) posso confirmar que ainda não vi de tudo.

É como viver no meio da antiguidade e da vida metropolitana, tudo ao mesmo tempo. Podemos estar passando por prédios enormes e do nada um templo da era Josen aparecer no meio do caminho, assim como pontes antigas e bem conservadas, perfeitas para uma foto.

Um exemplo é a Namsan Seoul Tower, que foi a primeira torre multiuso a ser estabelecida na Coreia. O observatório da torre oferece uma visão de toda a cidade, uma das atrações favoritas de todos os tempos dos cidadãos e dos turistas.

Parque de diversões é o que não falta, assim como vários cafés temáticos, seja de harry, café de coco, café de animais, como gatos, cachorros e cangurus e até mesmo 2D.

Os coreanos são obcecados pela cultura pop do Instagram e acabam transformando qualquer lugar em “instagramável”, por isso, cafés, bares e restaurantes prestam atenção especial a tudo que pode se tornar ponto para uma boa foto.

Sair da cidade grande também traz muitas belezas. Visitei a praia de Yangyang, que fica a 2 horas de Seoul, tem uma água limpa e perfeita para surfar, atraindo muitos jovens. E para quem tem interesse, muitos ídolos, cantores e atores aparecem por lá. Se for numa terça-feira em frente ao prédio onde gravam os programas de TV poderá ver muitos cantores saindo e acenando para os fãs ao entrarem em seus carros.

Dicas para morar na Coreia do Sul

Primeiro de tudo deve se fazer uma pesquisa e saber que a linguagem pode ser um empecilho. Mesmo sendo a capital onde a maioria das pessoas falam inglês e tudo tem tradução, ainda é difícil manter uma conversa ou pedir informações sem ser em coreano, tem que vir preparado para se aventurar às cegas.

É preciso ter em mente que é um país um pouco conservador, não se pode andar com roupas que aparecem o ombro, já as pernas é um passe livre.

Também faz parte da adaptação preparar o estômago para comidas diferentes e apimentadas.

Assim como para entrar na universidade temos que ter um plano de futuro detalhado, para convencer a família não é diferente.

Segurança

Acho que um dos principais motivos que me fez ter certeza de vir morar aqui foi a segurança. Poder andar na rua despreocupadamente às 10 horas da noite sem ter medo de que algo possa acontecer é uma paz para o coração.

Poder deixar suas coisas em cima da mesa, ir ao banheiro e voltar e ter certeza que vão estar lá. Ir de madrugada na loja de conveniência e passear pelo parque em frente à minha casa sem medo, faz valer a pena qualquer desvantagem possível. Claro que sempre devemos nos precaver em qualquer lugar do mundo, mas aqui é onde sei que posso me sentir mais à vontade.

Planos para o futuro

Espero tirar o melhor da minha graduação em Comunicação de Mídia e já estar fluente em coreano. Estou morando aqui faz 7 meses e sinto que já avancei bastante para meus objetivos.

No momento trabalho como extra para filmes, novelas e clipes musicais, estou me aperfeiçoando no coreano e me empenhando para criar uma base sólida de seguidores em minhas redes sociais.

Não me vejo voltando para o Brasil tão cedo e assim que me graduar espero já estar empregada em empresas que lidam com o entretenimento, o qual é a minha paixão. Seja como influencer, apresentadora de TV, roteirista ou diretora criativa, meu futuro será no meio das artes e dos artistas, quem sabe até mesmo virar a própria artista.

Meu futuro é totalmente voltado para meu profissional e espero que a Andressa do futuro possa atender as expectativas da Andressa do passado e do presente.

1 Comment

Deixar uma resposta