Saúde e Bem-estar

ESPECIAL SAÚDE

CAPA SITE - saúde - pioneiros
59views

Santa Maria foi pioneira em muitas áreas da saúde. Teve seu primeiro curso de farmácia do interior do Brasil, e na sequência os cursos de medicina e odontologia. Somos considerados um grande polo de referência no tratamento médico e odontológico graças ao pioneirismo e coragem de muitos profissionais que aqui investiram. Nesta edição resgatamos um pouco da história da saúde, entrevistando alguns nomes legendários e que fizeram a diferença.

Medicina em Santa Maria

Entre os médicos que foram importantes para Santa Maria, Dr. Mariano da Rocha foi o homem do século. Grande idealizador das faculdades e da própria universidade federal, mudou os rumos da cidade. Para cá trouxe os melhores cirurgiões, os equipamentos de última geração vindo da Europa, fez convênio com as principais instituições do mundo e grandes personalidades foram convidadas para ministrar aulas e cursos profissionalizantes.

medicina - saúde

Muitos médicos fizeram história na Medicina, por exemplo, o Dr. Amauri Lenz, ginecologista, foi o primeiro professor de ginecologia da UFSM e o Dr. Euripedes de Jesus Zerbini, que fez a primeira cirurgia cardíaca no HCAA, em 1958.

Hoje, Santa Maria possui 1530 médicos atuantes em diversas especialidades conforme o registro do CREMERS e dois cursos de medicina.

  • A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) oferece 60 vagas por semestre, totalizando 120 alunos novos por ano.
  • A Universidade Franciscana (UFN) oferece 40 vagas por semestre, totalizando 80 alunos por ano.

Odontologia em Santa Maria

A Faculdade de Odontologia foi efetivada em 14 de dezembro de 1960, quando o presidente Juscelino Kubitschek assinou o decreto da criação da UFSM. O primeiro diretor do curso foi o médico Professor Lamartine Souza.

A primeira aula do curso de Odontologia foi ministrada pelo Prof. Daniel Juckowski (Prof. de Materiais da UFSM e Diretor da Odontologia PUC/POA). Dos 24 cirurgiões dentistas da primeira turma, treze colaboraram na formação de novas turmas na área de Odontologia.

No início do curso, cirurgiões dentistas de Porto Alegre foram convidados a ocuparem chefias e cátedras.

odontologia - saúde

Uma das matérias mais importantes e profissionalizantes do curso era chamada Dentística Operatória. Foi criada pelo Prof. Almir Machado Marchiori e no ano de 1967 já contava com os Profs. Klerbs Flores Haubold e Mário Alberto Cauduro Achutti.

Atualmente, Santa Maria possui 3 cursos de odontologia e 1.036 dentistas de acordo com o Conselho Regional de Odontologia (CRO).

  • A UFSM oferece 35 vagas por semestre, totalizando 70 alunos por ano.
  • A UFN oferece 40 vagas por semestre, totalizando 80 alunos por ano.
  • A Faculdade de Ciências da Saúde (Sobresp) oferece 30 vagas por semestre, totalizando 60 alunos por ano.

Deixar uma resposta