Saúde e Bem-estar

ESPECIAL SAÚDE – Dr. Odilon Mainardi: 1800 dentistas formados

CAPA SITE - ESPECIAL SAÚDE - DR. ODILON MAINARDI
ODILON MAINARDI
66views

Dr. Odilon Erinis Antônio Mainardi nasceu em Vila Segredo/Sobradinho, hoje município Segredo. Casado com Ione Maria Rorato Mainardi e pais de 3 filhos: Ana Paula, dentista, Rodrigo, publicitário e Tiago, administrador. Sempre incentivado pelos pais, assim como os outros 14 irmãos, passou a frequentar colégios distantes da região rural, como Santa Cruz do Sul e Santa Maria. No dia 11 de dezembro de 1964, Odilon Mainardi concluiu a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria. Naquele dia, ele e mais 24 alunos que faziam parte da primeira turma do curso de Odontologia da UFSM. A cerimônia ocorreu no Cine Glória e o paraninfo da turma foi o Dr. Walmor Mozzaquatro, dentista mais antigo, em vida, da cidade de Santa Maria, com 94 anos.

Quanto tempo foi professor?
Dr. Odilon Mainardi: Fui professor da disciplina de Dentística Operatória da UFSM durante 30 anos. Aposentei-me como Prof. Titular do Magistério Superior. Até 1995 contribuí na formação de mais de 1800 Cirurgiões Dentistas que iniciaram suas atividades na Odontologia, não só no Rio Grande do Sul e no Brasil, como também em outros países (havia intercâmbio para presença de alunos estrangeiros).

Quais homenagens recebeu?
Dr. Odilon Mainardi: Fui homenageado inúmeras vezes. Recebi prêmio como tesoureiro da ABO (Associação Brasileira de Odontologia), prêmio da Federação Latino-Americana, do Conselho Regional de Odontologia, do Sindicato de Odontologia e medalha da Câmara de Vereadores Dom Ivo Lorscheiter. Representei o Brasil em 8 congressos mundiais em Orlando, Paris, Viena, Seul, Kuala Lumpur, cidade do México e Sidney.

O que faz hoje em dia?
Dr. Odilon Mainardi: Mesmo antes da aposentadoria no magistério superior, com intuito de colaborar e contribuir com a ciência da odontologia, participo de atividades sociais como: Sindicato de Odontologia, Grupo Brasileiro de Professores de Dentística (GBPD), Uniodonto, e Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Propusemos inúmeros cursos teóricos e práticos com professores renomados, brasileiros e estrangeiros que, aqui em Santa Maria transmitiram novos conhecimentos aos acadêmicos e, principalmente, colegas (maioria ex-alunos).

Há 19 anos coordeno e executo com muita alegria a ação Papai Noel Ajuda Você a Sorrir, visitando colégios e creches, incentivando e promovendo a saúde oral para crianças terem sorrisos bonitos e saudáveis. É muito gratificante. Com o auxílio dos acadêmicos de Odontologia, já distribuímos acima de 100 mil escovas/pastas dentárias.

Faço parte do Natal Infantil do Inter SM, que em suas dez edições consecutivas possibilitou a ida de mais de 5 mil crianças, vindas de colégios e creches, ao Estádio Presidente Vargas para confraternização. São mais de 600 crianças por edição. Promovo e coordeno também, no mês de maio, o Varal da Solidariedade do Inter SM, possibilitando aos carentes da periferia de nossa cidade receberem agasalhos e cobertores com a ajuda e bondade de nossa sociedade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Lembro do juramento do exercício da profissão: Ser sempre fiel aos deveres da honra e da caridade. Assim como a mensagem do então Diretor da Faculdade Prof. Lamartine Souza: “A prática do bem e o cumprimento do dever vos farão bem-aventurados”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Qual a diferença entre a odontologia de hoje e a de antigamente?
Dr. Odilon Mainardi: Nas ciências médicas aconteceram progressos marcantes nas últimas décadas e na Odontologia não foi diferente. O progresso da indústria de equipamentos e materiais continua em evolução constante. Avanços desejáveis em muitas áreas, tais como na Ortodontia, Reabilitação, Implantodontia, Dentística Restauradora e Estética. Procedimentos menos invasivos com uso de materiais mais duradores e confiáveis, equipamentos moderníssimos, mais cômodos aos pacientes. A esterilização e higienização dos materiais usados está mais segura.

Irmanados nas exigências diárias dos pacientes, os Cirurgiões-Dentistas têm conseguido resultados por excelência nos diversos procedimentos realizados em todas as especialidades. A Odontologia brasileira vive um momento de altíssimo nível comparada a de outros países, sendo considerada uma das melhores do mundo.

Deixar uma resposta