Notícias

Novo Ensino Médio Marista: Conheça a proposta pedagógica que entrará em vigor em 2022

Novo Ensino Médio Marista - principal
204views

A partir das mudanças curriculares propostas pela Lei 13.415/2017, os estudantes terão espaços curriculares flexíveis e diversificados que contribuirão ainda mais para a construção de seus projetos de vida

 

A partir de 2022, o Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria contará com uma nova proposta curricular, seguindo as determinações da Lei 13.415/2017, que prevê mudanças para esse nível de ensino em instituições públicas e privadas de educação brasileiras. As mudanças curriculares serão implementadas de forma gradativa, sendo vivenciadas em 2022 pelos estudantes que atualmente cursam o 9º ano do Ensino Fundamental.

Planejada e construída desde 2018 em um processo contínuo, dialógico e participativo por profissionais de diferentes especialidades da Rede Marista, pautados pelos subsídios vindos a partir da escuta ativa de estudantes, a proposta alinha a premissa da Instituição de contemplar excelência acadêmica à formação em valores, reunindo conteúdos pedagógicos e as necessidades dos jovens.

As mudanças curriculares direcionam e desafiam as instituições a pensarem em uma proposta educativa voltada a auxiliar o estudante na construção de seu projeto de vida, o que já constitui um diferencial histórico da educação marista e que será ainda mais potencializado com a reforma do Ensino Médio.

Com essa implementação, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica consiste na aprendizagem essencial das quatro áreas do conhecimento. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de conhecimentos compartilhados pelos diferentes perfis dos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista.

Já os Itinerários Formativos são estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, possibilitando a aquisição de saberes compartilhados e o desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes, em espaço que propicia a criatividade, a curiosidade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas.

Na proposta pedagógica marista, os Itinerários Formativos serão ofertados em duas dimensões: Núcleos de Aprofundamento, nos quais o estudante terá a oportunidade de aprofundar e ampliar seus estudos nas quatro áreas do conhecimento a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados por meio de práticas pedagógicas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros; e pelos Percursos Investigativos Optativos, dimensão que convida os estudantes a concretizarem suas escolhas e projetos de vida por meio de formações optativas com temáticas que despertam seus interesses.

É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. Dessa forma, apresentam-se temáticas elaboradas para despertar o interesse nos estudantes, a partir de quatro possibilidades de percursos: Ciências da Saúde e da Vida; Cultura Digital; Educação Financeira e Processos Criativos em Múltiplas Linguagens.

Além dessas inovações, o Novo Ensino Médio permanece com práticas bem-sucedidas da tradição educacional marista que, há mais de dois séculos, atua para a formação integral de sujeitos comprometidos com a sociedade atual e futura. Ainda, o Ensino Médio do Colégio conta com programa de orientação profissional, metodologias e espaços inovadores de aprendizagem, desenvolvimento de projetos de iniciação científica e as equipes esportivas.

Saiba mais sobre o Novo Ensino Médio Marista no site: maristasantamaria.org.br.

Deixar uma resposta