Saúde e Bem-estar

Alimentos que ajudam a controlar o colesterol

Alimentos que ajudam a controlar o colesterol: Aveia
67views

Mesmo o colesterol sendo muito importante para o ser humano, às vezes o corpo acaba acumulando mais do que deveria desta molécula, podendo causar sérios problemas de saúde.

Para manter o colesterol controlado é necessário mudar os hábitos alimentares e o estilo de vida. Veja alguns alimentos que ajudam nesse sentido.

Aveia

A aveia (farinha, farelo e grãos) concentra uma fibra solúvel chamada betaglucana, que ajuda a reduzir a quantidade de colesterol que o organismo absorve, tendo um efeito inibitório. Essa fibra melhora a digestão, ajuda no controle glicêmico e dá maior sensação de saciedade, o que é perfeito para fazer dietas com outros alimentos para baixar o colesterol ruim.

Considerada o principal componente ativo responsável pela diminuição do colesterol, a betaglucana é uma fibra solúvel cuja Alegação de Propriedade Funcional foi aprovada por agências de normalização de alimentos do mundo todo, tais como ANVISA, EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) e FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos).

De acordo com a EFSA, 3g de betaglucana ao dia, associada a uma dieta equilibrada, contribui para a manutenção de concentrações de LDL (colesterol) e auxilia na redução do colesterol total sérico, principalmente em indivíduos com maior risco de desenvolvimento de hipercolesterolemia (alta taxa de colesterol). Além disso, auxilia a reduzir a resposta glicêmica pós-prandial (ou seja, após a refeição) e ainda prolonga a sensação de saciedade, levando à redução de consumo energético que, ao longo do tempo, pode ajudar no gerenciamento de peso.

Linhaça

A semente de linhaça é uma oleaginosa com um valor nutricional elevado, possuindo alta percentagem de ácido α-linolênico (ALA precursor de ômega 3) em comparação a outros lipídios vegetais derivados. As fibras da linhaça, que não são digeridas pelo ser humano e, por conseguinte, passam relativamente intactas pelo intestino, atuam como agentes de volume, aumentando o peso das fezes e a viscosidade do material digerido, da mesma forma que diminuem o tempo de trânsito do material intestinal, ajudando a controlar o apetite e diminuir os níveis de glicose e os lipídios no sangue. Em estudos prévios, a utilização de semente de linhaça apresentou redução do colesterol total e LDL, podendo também auxiliar a regredir o processo de aterosclerose.

Alimentos que ajudam a controlar o colesterol: Linhaça

Dentre outros benefícios da linhaça, ela também ajuda a controlar o açúcar no sangue, reduz inflamações no corpo, pode auxiliar a reduzir os sintomas da TPM, reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e auxilia na saciedade e no emagrecimento.

Ômega 3

O ômega 3 é um tipo de gordura classificada como ácido graxo poliinsaturado, o que significa que possui em sua fórmula química a dupla ligação no terceiro carbono. Sua composição ainda se completa com o ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA). Devido a isso, o Ômega 3 está no grupo das “gorduras do bem”. É importante para o corpo humano, porém não é produzido por ele, por isso, para manter altos os níveis de Ômega 3 no organismo é preciso ingerir os alimentos que possuem a substância ou acrescentá-lo em cápsula como suplementação diária.

Alimentos que ajudam a controlar o colesterol: Ômega 3

Alguns dos benefícios do Ômega 3: fortalece o sistema imunológico, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos, contribui para uma pele saudável, tem ação anti-inflamatória natural, melhora o humor, os sintomas da depressão e ameniza os sintomas da artrite reumatoide, auxilia no bom funcionamento do coração e nas atividades cerebrais.

Oleaginosas

As oleaginosas, mais conhecidas como as famosas castanhas e nozes, castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoa, avelã e a noz concentram grandes quantidades de antioxidantes, elementos importantes no combate ao envelhecimento das células.

Alimentos que ajudam a controlar o colesterol: Oleaginosas

Além disso, são fonte de arginina, devido sua presença, as oleaginosas contribuem para a circulação do sangue, auxiliam na redução da quantidade de colesterol ruim (LDL) circulante e aumentam as taxas de colesterol bom (HDL), auxiliando na saúde cardiovascular.

Você encontra diversas opções de produtos e suplementos na Mais Natural, no 1° andar do Royal Plaza Shopping.

Deixar uma resposta