Notícias

Santa Maria vai entrar para o livro dos recordes

Saturnalia tupiniquim, dinossauro que viveu no Brasil há 230 milhões de anos
Saturnalia tupiniquim, dinossauro que viveu no Brasil há 230 milhões de anos
222views

O Guinness Book, o livro dos recordes confirmou que os dinossauros mais antigos do mundo foram encontrados no RS. O mesmo reconheceu e deverá incluir, na sua edição de 2023, que os dinossauros mais antigos do mundo podem ter habitado a área chamada de Formação Santa Maria, na Região Central Gaúcha.

 

O livro superou a marca de mais de 100 milhões de cópias vendidas e é um dos mais vendidos da história com direitos autorais, sendo referência para outros livros, séries de televisão para o mundo cultural, científico, educacional, entretenimento, lazer e turístico.

 

O Guiness diz que, embora não seja possível dizer com precisão a ideia de fósseis de animais que viveram há milhões de anos, foi constatado que o sítio arqueológico de Santa Maria tem cristais de zircão datados de até 233,2 milhões de anos.

 

“O local mais antigo conhecido do qual dinossauros foram recuperados até agora é a Formação Santa Maria do Rio Grande do Sul, Brasil, onde os cristais de zircão locais foram radiometricamente datados em até c. 233,2 milhões de anos, situando-os na idade ladiniana do final do período Triássico”, diz a publicação.

 

O livro menciona que na Argentina também existe uma formação rochosa antiga, onde há fósseis com 231,7 milhões de anos, porém, não ultrapassa o Rio Grande do Sul, com a diferença de 1,5 milhões de anos. Portanto, está mais que comprovado que a Cidade Coração do Rio Grande do Sul é também o Berço dos Dinossauros.

Deixar uma resposta