Especial JurídicoJudiciário

RODRIGO GINDRI FIORENZA – Advocacia preventiva e novas tecnologias

75views

Você gostaria de saber alguma forma de ter o serviço de Advogado a um menor custo e investimento e tempo? Se você sempre achou que a Advocacia é representada por aquele profissional que vai ao Fórum trazendo e levando processos, não se sinta mal, a grande maioria das pessoas também ainda pensam assim.

É claro que o profissional da Advocacia ainda vai continuar atuando em processos judiciais, mas a Nova Advocacia é muito mais do que isso, é um jeito diferente de prestar o serviço de Advocacia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Nova Advocacia está baseada em alguns pilares como Customer Centric (Centralização no Cliente), Advocacia Preventiva, Propósito e Novas Tecnologias.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A cultura de Centralização no Cliente é tê-lo como centro da Advocacia, ou seja, é ver o cliente como a parte mais importante do serviço, pois é ele a razão de existir da Advocacia.

Então, a centralização no cliente é aquela que, como qualquer outro serviço, entrega valor para o seu cliente, um algo a mais, não bastando apenas um serviço de excelência, mas algo que vai impactar na vida do mesmo, algo que cure uma necessidade na vida dele.

Esta cultura faz uso de uma linguagem clara com o cliente, sem “juridiquês”, para que ele compreenda, seja compreendido e se possa chegar à resolução de uma determinada demanda, já que a comunicação clara é peça fundamental nos relacionamentos humanos.

Outra característica desta cultura é que o cliente necessita que o retorno a alguma dúvida ou consulta de seu processo seja feita de forma rápida, no tempo dele, e não do Advogado.

Outro pilar da Nova Advocacia é a Advocacia Preventiva, um contraponto à Advocacia Reativa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Advocacia Preventiva está focada na prevenção do patrimônio do cliente, de sua saúde patrimonial – que nada mais é do que o conjunto de deveres e direitos que você tem enquanto pessoa, bem como todos os bens materiais que adquiriu –, ou seja, através da consultoria, o advogado, profissional capacitado para isso, poderá orientar sempre qual o melhor caminho, para você poder tomar as decisões importantes de sua vida com mais segurança e tranquilidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Advocacia Preventiva é um jeito moderno de prestar serviços jurídicos, em que se procura resolver determinada questão jurídica sem a necessidade de se chegar na Justiça, o que só encarecerá o serviço ao cliente, além de levar, muitas vezes, vários anos para sua resolução, deixando para o Judiciário intervir apenas naquelas situações em que não há como serem resolvidas sem uma decisão judicial.

A Advocacia Preventiva nada tem a ver com Advocacia Reativa:

Na Advocacia Preventiva: as situações podem ser mais bem administradas e podem não virar um problema no futuro; não dependem de processo para sua resolução; têm uma solução mais rápida; a resolução da situação depende de uma decisão do cliente, aconselhada pelo advogado.

Na Advocacia Reativa: o problema já aconteceu e possivelmente se tornou um processo judicial ou administrativo; depende de um processo para sua resolução; sua solução é demorada, pois depende de um órgão público para dar a palavra final e pode levar anos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Assim, a Advocacia Preventiva visa a minimizar prejuízos, através do controle de riscos, bem como da análise do custo/benefício para escolha de determinado caminho jurídico.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Então, neste caso, o Advogado é um profissional que atua muito mais como conselheiro e orientador para qualquer decisão importante que você vai tomar em sua vida, como, por exemplo, a assinatura de um contrato de compra e venda ou de locação, a compra e seu carro ou da tão sonhada casa própria, análise de sua situação profissional em relação aos seus direitos e deveres, etc.

Portanto, assim como sua saúde física precisa de cuidados constantes e preventivos, sua saúde patrimonial – que é seu conjunto de deveres e de direitos – deve ser cuidada preventivamente, a fim de evitar que problemas aconteçam no futuro, assim como as doenças da saúde física, o que ninguém quer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Outro pilar da Nova Advocacia é a Advocacia com propósito, ou seja, uma prestação de serviço que tenha um porquê de existir, que seja o combustível que a move todos os dias em direção ao cumprimento de uma missão, de algo maior, que não apenas a finalização do trabalho a cada dia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por último, mas não menos importante, o pilar da Nova Advocacia é o uso da tecnologia. A Advocacia sempre foi vista como algo conservador. Não, a advocacia de hoje, deve fazer uso das tecnologias, como programas de gestão, comunicação com o cliente por qualquer canal (omnichannel), entre tantas outras ferramentas que facilitam a vida existentes no Mercado para acelerar a resolução das demandas jurídicas, gerando uma economia de tempo e de dinheiro ao seu cliente!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quando você for buscar um profissional, é sua saúde patrimonial que está em jogo, então, se quiser resolução rápida, a um menor custo possível e que você possa tomar as decisões importantes em sua vida com segurança e tranquilidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembre-se: a Nova Advocacia é a resposta!

RODRIGO GINDRI FIORENZA | OAB/RS 54.881
Advogado, Pós-Graduado em Direito Público
e Pós-Graduado em Processo Civil

Deixar uma resposta