Entrevistas

LINEASTUDIO COMEMORA 18 ANOS: Arquiteto Zé Barbosa conta um pouco dessa história

90views

O arquiteto Zé Barbosa comemora o sucesso da trajetória do Lineastudio, que completa 18 anos de história no coração do Rio Grande.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, em 2003, especialista em Arquitetura Comercial pela mesma instituição e com dois MBAs pela FGV, em Gestão Empresarial e em Gestão para Escritórios de Arquitetura, acumula ainda em seu currículo uma vasta e rica bagagem artística – em que se destacam as paixões pela música e pela fotografia -, um amplo repertório de viagens, motivado pela curiosidade de conhecer o mundo, de interpretar, observar e transformar todo esse conhecimento acumulado em arquitetura.

Desafio nunca foi um problema para o Zé. Pelo contrário, é o seu fascínio por entender a complexidade dos desejos e conhecer diferentes tipos de negócios e de famílias, conciliando a arte com a técnica para encontrar diferentes e inovadoras soluções, o que movem o arquiteto de personalidade inquieta.

Atualmente, o Lineastudio possui um amplo e confortável escritório conceito localizado em uma área com vegetação exuberante no bairro Cerrito, em Santa Maria, integrado a paisagem e que inspira a criação de grandes projetos. A crescente atuação em diversas cidades do estado resultou ainda na expansão para dois novos escritórios, em Porto Alegre e em Passo Fundo.

Qual é o perfil do escritório?
Zé Barbosa: Nunca focamos em volume e sim em diferenciação. Qualidade de atendimento, proximidade com o cliente e nível de detalhamento são alguns pontos importantes do processo do Linea. Precisamos ter tempo para buscar o que está nas entrelinhas, fazer a leitura do presente, antever o futuro.

Na área de arquitetura comercial, é preciso estudar o negócio e projetar pensando em flexibilidade, funcionalidade e expansibilidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Gosto de dizer que trabalhamos arquitetura com história e conceito. Não tem fórmula e cada projeto parte do zero, por ser totalmente personalizado para o cliente e para a sua demanda específica. Por isso não trabalhamos com volume.”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Um grande diferencial que temos é a aplicação da tecnologia e da realidade virtual para dar mais segurança ao cliente na tomada de decisão, pela possibilidade de antever cada detalhe do projeto. Fomos pioneiros no RS na utilização da tecnologia BIM, software que proporciona maior precisão, controle e redução de desperdícios na obra.

Eu, particularmente, sou muito perfeccionista, focado no trabalho, multitarefas e participo da criação de todos os projetos, além de não abrir mão das revisões e controle de produção. Mas também sempre busquei valorizar e proporcionar oportunidades de crescimento para os profissionais que se destacaram e que se destacam, visando o desenvolvimento da equipe como um todo.

Fale da equipe?
Zé Barbosa: A estratégia de captar e reter talentos enquanto estagiários, contratá-los como profissionais e oportunizar a participação societária faz parte da construção da cultura do Lineastudio, que busca comprometimento total com o cliente e o escritório, baixa rotatividade, formação contínua, alto nível de especialização e identificação com arquitetura contemporânea e de qualidade.

Com o aumento da equipe e do volume de trabalho passamos a nos organizar em setores, onde os mais experientes assumiram a posição de coordenadores. Desta forma garantimos que cada profissional pudesse se aprofundar em uma área específica, se especializar e ao mesmo tempo melhorar ainda mais o padrão de qualidade nos diversos setores da arquitetura e urbanismo, oferecendo um amplo portfólio de produtos e serviços e a solução completa para os clientes, da escolha do imóvel ou do terreno à entrega final da obra e produção dos ambientes.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“O Lineastudio tem um claro posicionamento de diferenciação. Trabalhamos para pessoas e empresas muito exigentes, que valorizam a arquitetura e procuram retorno em qualidade de vida, prosperidade dos negócios ou em bom uso dos seus recursos financeiros.”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Desta forma, nos organizamos como se fossemos vários escritórios boutique especializados em diferentes áreas da arquitetura, com equipe altamente especializada e com objetivos e cultura empresarial únicos. Assim conseguimos manter um contato muito próximo com nossos clientes e embora a empresa tenha um porte médio para um escritório de arquitetura no Brasil, a prestação de serviço tem a exclusividade de uma organização pequena.

Hoje a estrutura organizacional conta com 7 setores: Linea Haus (Projetos de Arquitetura Residencial); Linea Inc (Projetos de Arquitetura para Incorporadoras); Linea In (Projetos de Arquitetura de Interiores); Linea Pro (Projetos de Arquitetura Comercial); Linea Eco (Projetos relacionados a Sustentabilidade e Paisagismo); Linea Lab (Representação Gráfica Digital) – que atende e alimenta os outros setores com imagens fotorrealísticas e realidade virtual dos projetos; e Linea Plan (Planejamento, Fiscalização e Administração de Obras).

Toda essa organização e trajetória só são possíveis graças a sólida equipe consolidada ao longo desses 18 anos. Tenho sócios que estão há mais de 15 anos na empresa, outros há uma década e alguns que ingressaram recentemente. Dos mais antigos aos mais jovens, somos profissionais que compartilham da mesma visão, valores e comprometimento com o exercício da arquitetura.

Quais foram os projetos mais desafiadores nestes 18 anos?
Zé Barbosa: Sinto que os projetos mais desafiadores sempre estão por vir. A medida que ampliamos nossa área de atuação, nossa capacidade de entrega e temos a chance de mostrar nossa qualidade e nossos diferenciais.

É fundamental estarmos preparados para estes desafios com aperfeiçoamento e atualização constantes, conhecer o que há de novo em tecnologias, em materiais, em inovações em nível mundial. Isso é essencial para seguirmos com uma arquitetura de qualidade e conectada com o tempo que estamos vivendo.

Fale da expansão do escritório e novos planos:
Zé Barbosa: Em Santa Maria, o Lineastudio completa 18 anos em 2021. Cada aniversário é um marco, uma conquista. Quem opta por empreender sabe bem dos desafios dessa escolha. Olhar para o longínquo 2003, ano da fundação do escritório, quando a empresa era um grande sonho para o jovem arquiteto, dá ainda mais motivação para seguir e fazer muito mais.

Os escritórios de Porto Alegre, em seu quinto ano, e de Passo Fundo, em seu segundo ano, compõem hoje uma rede de serviços com possibilidade de atendimento em pontos estratégicos do estado e fora dele.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Com a experiência e maturidade adquiridas ao longo dos 18 anos nos sentimos gratificados pela trajetória percorrida, orgulhosos do legado construído e com muita energia para enriquecer ainda mais essa história.”

Deixar uma resposta