Artigo de opinião

Frases soltas que deveriam ser presas

Frases soltas que deveriam ser presas
59views

Nem tudo que reluz é ouro. Nem toda a primeira impressão é verdadeira.

Quantas narrativas são construídas ou descontruídas. Quantos discursos foram manipulados com frases interrompidas e tiradas do contexto?

Quem nunca julgou e depois se arrependeu, pois, viu uma fração apenas, ou um ângulo sinuoso, sugestivo, indutivo.

Todos os dias recebemos informações, muitas vezes já interpretadas.

A palavra tem poder. A palavra falada ou escrita emana energia, crenças e sugestionamentos.  A própria bíblia sagrada, escrita há mais de 2 mil anos relata no velho testamento que na origem do mundo o verbo se fez carne. A mesma palavra pode criar ou destruir.

Já refletiram se pudéssemos engolir nossas palavras, seríamos saudáveis ou tóxicos?

Qual o pior veneno, o que ingerimos ou o que lançamos pela nossa palavra?

Para quem estuda além das aparências sabe que a energia ruim não vem de fora, e sim daquela conectada com a própria energia da pessoa. Aquilo que liga dentro de cada um. Seja amor, tolerância, humildade, bençãos ou ódio, raiva, inveja e destruição do que não vem de si.

Joseph Goebbels era ministro da propaganda do governo alemão nazista.  Um gênio. Em seus discursos bem pensados e com muita astúcia, desenvolvia grande poder de oratória e inteligência emocional. Era comedido, falava bonito e possuía grande engajamento, comovendo e motivando multidões na época auge do nazismo de 1933 a 1945.

Segundo ele próprio dizia, uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. Seus feitos e sua lógica de convencimento renderam livros, filmes e acredita-se que a grande escola do marketing tenha iniciado neste período. O poder da propaganda é incrível. Tanto para o bem, como para o mal.

A propaganda política por exemplo, utiliza muito o desvio da atenção para assuntos polêmicos. Cria notícias, fatos especulativos, ou simplesmente recorta falas dos adversários, tirando do contexto para eliminar e destruir com a imagem dos desafetos, ou para se promover em cima delas. O efeito manada é espetacular, as pessoas quando impactadas pelas meias verdades, tomam as dores para si e replicam as falácias oportunistas.

Mas a verdade é universal. Um dia ela vem à tona. Segundo as crenças hindus, nada acontece por acaso. Nenhuma folha cai antes do tempo e até as grandes desgraças são necessárias para um despertar individual e coletivo.

Gostaria neste momento de que nosso povo brasileiro pudesse ser livre para ler o livro inteiro e não apenas as partes grifadas pela interpretação dos outros.

As frases soltas precisam ser presas num contexto real, e não no imaginário criado.

 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Silvana Maldaner

08-07-2021

Deixar uma resposta