Artigo de opinião

CUBA LIBRE

Cuba libre
75views

Viva Cuba, o povo acordou. Cansou de viver na miséria e na ditadura da opressão do governo.

Quem conhece Cuba sabe das diferenças da Cuba para turistas que frequentam os luxuosos resorts, as praias lindas de Cayo Santa Maria, Cayo las Brujas, Varadero, entre outras belas praias proibidas para os cubanos e exclusivas aos turistas estrangeiros, e a vida real.

Existe a Cuba do imaginário de algumas pessoas, tipo os contos de fada que contam para as criancinhas, com direito a um saudosismo dos carros antigos, os charutos, e uma fantasia de um modelo socialista que nunca funcionou, a não ser para o Fidel Castro, Raul Castro e sua grande família que seguem os passos da cartilha de Marx e Lenin.

O paraíso de Cuba é tão maravilhoso que mais de 8 mil médicos vieram ao Brasil no programa mais médicos, e o salário de 12 mil reais pagos pelo governo brasileiro, apenas 3 mil eram destinados aos profissionais, ou seja, apenas 25% do salário. O resto era o grande acordo entre partidos cooperados.

Conheci pessoalmente vários destes profissionais. Muitos são hoje fugitivos do governo cubano pois não aguentavam a exploração e a distorção da realidade.

O regime socialista deu tão certo que milhares de pessoas se atiram no mar e fogem em botes, em lanchinhas e se arriscam a entrar ilegais nos EUA, México, Brasil e diversos outros países que permitem a liberdade econômica.

Agora além de não terem insumos, alimentos, liberdades para escolher a marca de sabonete ou pasta de dente, foi cortada a liberdade de expressão e comunicação. Foram apreendidos milhares de celulares e o uso de redes sociais está impedido por parte deste governo ditador.

É assustador observar que Che Guevara, o símbolo da revolução contra o capitalismo, o grande libertador das minorias, um teórico militar do marxismo, ainda é o grande ídolo. Sempre via imagens dele no DCE e nas camisetas dos maconheiros que circulavam os corredores da UFSM. Era o símbolo da libertação da opressão.

Só que este argentino de classe alta, médico, boa pinta foi o grande líder revolucionário para defender o comunismo na américa latina, responsável por torturar e prender mais de 30 mil pessoas e matar mais de uma centena de outras. Perseguia os homossexuais. Ele era o símbolo da virilidade e da violência para impor seus valores. Um guerrilheiro que desprezava a humanidade e imponha a sua ditadura a qualquer custo.

Que Deus abençoe nossos irmãos cubanos e que a história seja contada por inteiro, e não apenas a versão dos militantes.

 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Silvana Maldaner

21-07-2021

Deixar uma resposta