EntrevistasSaúde e Bem-estar

Odontologia Lauda: Há 38 anos construindo sorrisos em Santa Maria e região

Dr. Luiz Paulo Lauda
Dr. Paulo Antônio Lauda
117views
Dr. Paulo Antônio Lauda é formado em odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria, onde também foi professor, trabalhou como tenente dentista temporário no HGuSm, exerceu o cargo de dentista da Susepe-SJS por 10 anos e atua desde 1984 na Odontologia Lauda, sua clínica particular. Seu pai era médico anestesista e sua mãe professora em Santa Maria. Hoje, Lauda é casado com Elise, que é professora e tem dois filhos: Luiz Paulo, que também é dentista e Anelise que atua como médica anestesista
Dr. Luiz Paulo Lauda seguiu os passos do pai e se formou em odontologia pela UFSM, possui mestrado e doutorado pela São Leopoldo Mandic (SP) e trabalha na clínica Lauda desde 2011.

Porque escolheram prótese e implante como especialidade?
Dr. Paulo Antônio Lauda: Quando fazia a minha graduação gostava muito do exercício da prótese dentária. Então fiz especialização em Prótese Dental pela FOB – Bauru. Sempre trabalhei com prótese, desde o primeiro dia na clínica. Depois vieram os implantes no início da década de 1990. Daí também aprendi a fazer implantes e o filho seguiu.

Dr. Luiz Paulo Lauda: A escolha da especialidade foi complexa visto que ao finalizar a faculdade havia algumas opções. Optei por cirurgia e implante. A aptidão e paixão pesaram muito para essa escolha. Eu sempre gostei de cirurgia e tratamentos complexos que fizessem a diferença na vida das pessoas. Hoje vejo que fiz o caminho certo e não me vejo fazendo outra coisa. Com a abertura do laboratório de prótese acabei integrando conhecimentos.

O que há de mais moderno nesta área?
Dr. Paulo Antônio Lauda: A odontologia moderna exige constante aprimoramento. Hoje vivemos a era da odontologia digital onde diagnóstico, planejamento e produção de próteses são feitas por computadores e máquinas, sempre sobre o domínio humano, claro! São hardwares e softwares de última geração em constante aprimoramento.

Porque laboratório próprio na clínica?
Dr. Paulo Antônio Lauda:
Em clínica odontológica estivemos na vanguarda digital em Santa Maria. Este requinte tecnológico permitiu que tenhamos desenvolvido uma curva de aprendizado em ODONTOLOGIA DIGITAL. Assim temos o total domínio de todo trabalho realizado em ambiente próprio. Geralmente quem comprava toda esta tecnologia de máquinas eram grandes laboratórios de próteses. Inovamos, investindo na nossa clínica há alguns anos atrás! Assim, hoje, além dos nossos trabalhos, prestamos serviços de PRODUÇÃO DE PRÓTESE DENTÁRIA a vários dentistas de Santa Maria.

O que tem em uma clínica digital?
Dr. Paulo Antônio Lauda: Vários computadores, softwares, scaneres (intraorais e de bancada) fresadora, impressoras 3D, sinterizadoras, fornos, e mais todo o arsenal necessário para um laboratório de prótese. Daria para comparar a uma indústria (fábrica) de próteses dentárias nos mais variados níveis. Também estamos desenvolvendo para este ano um software interativo, onde o paciente, o dentista e o laboratório estarão mais pertos interagindo constantemente.

Quem inspirou vocês a fazerem tamanho investimento na clínica?
Dr. Paulo Antônio Lauda: Nosso constante contato com cursos de atualização e pós-graduação e a presença do Luiz Paulo em seus cursos de mestrado e doutorado nos fez enxergar a necessidade de fazer produção própria DIGITAL e domínio nesta área.

Dr. Paulo Antônio Lauda e Dr. Luiz Paulo Lauda
Dr. Paulo Antônio Lauda e Dr. Luiz Paulo Lauda

A população está tendo mais acesso ao dentista?
Dr. Paulo Antônio Lauda: Sim, quando comecei na década de 1980, o custo de uma reabilitação oral, por exemplo, era inatingível por uma fatia muito grande da população. Hoje, apesar de ainda ser um trabalho muito sofisticado, tem permitido que a maioria da população tenha acesso. Principalmente na educação preventiva. Na terceira idade os problemas geralmente são maiores porque trazem consigo àquela odontologia do passado que ainda não focava na prevenção e execução de extrema qualidade.

Como a odontologia está sendo vista hoje no âmbito de saúde geral?
Dr. Paulo Antônio Lauda:
Hoje há um conceito da OMS que diz: “Não há saúde geral, se não houver saúde bucal”. Muitas doenças que afetam o ser, estão ligadas a saúde da boca. Exemplos são variados, endocardite bacteriana, doenças respiratórias, renais, entre outros. A longevidade está relacionada com a saúde bucal. A autoestima também. Hoje a OMS recomenda a frequência semestral mínima ao seu dentista.

Como foi o início da carreira?
Dr. Luiz Paulo Lauda: Ao empreender e abrir o laboratório de prótese, em 2016, minha vida deu uma reviravolta. Eu estava imerso em uma especialidade nova, a prótese, essa eu tenho orgulho de ter aprendido muito com meu pai, que é especialista na área. Porém, as coisas mudam muito rápido e nós tivemos que apreender juntos a era digital da odontologia. Novas técnicas, novos tratamentos, novos materiais, uma curva de aprendizagem iniciada do zero. E para piorar, não tínhamos uma referência, era um caminho a ser trilhado por conta. A escolha de montar e investir em um laboratório próprio foi uma visão e sonho.

Ao ver que a odontologia estava mudando, era digital acontecendo, sempre buscamos a vanguarda e uma odontologia de qualidade e de excelência, então porque não sermos e termos o próprio laboratório e aprender esse novo mundo?

Como foi a experiência de trabalhar na Susepe?
Dr. Paulo Antônio Lauda: Muito boa. Conheci um mundo que era muito distante da minha realidade. Foram 10 anos de aprendizado de vida! Fiz grandes amigos, mas sai de lá para me dedicar integralmente à ODONTOLOGIA LAUDA.

Com o uso de tecnologia digital o que melhora para o cliente?
Dr. Paulo Antônio Lauda: Perfeição de formas e adaptação das peças protéticas, rapidez e custo. Agiliza todo o processo de execução de próteses sobre dentes e sobre implantes. Permite trabalhos de excelência.

Quem pode utilizar esta tecnologia?
Dr. Luiz Paulo Lauda: Todos, veja bem, a clínica é para nossos pacientes. O laboratório é para os dentistas que queiram desfrutar de tecnologia de ponta e serviços personalizados. O acesso a uma odontologia de qualidade está muito mais próximo que as pessoas imaginam. O que se faz em Frankfurt, na Alemanha se faz aqui em Santa Maria e por reais e não euros. Então com toda certeza as coisas estão muito mais acessíveis.

Por que na terceira idade os problemas aparecem?
Dr. Luiz Paulo Lauda: Creio que a idade não tenha ligação com o problema na maioria das vezes. Porém, o ser humano é muito procrastinador e deixa tudo para depois. A pessoa não busca ajuda profissional assim que o problema surge e deixa para buscar ajuda depois de anos.
E sim, doenças graves podem ser desencadeadas pela ausência do tratamento correto. Tratamentos paliativos e/ou temporários que ficam por anos sem solução às vezes acarretam em consequências mais graves como problemas cardíacos e infartos.

Quais os planos para o futuro?
Dr. Paulo Antônio Lauda: Temos um plano muito ousado de construir uma clínica afastada do centro, com vários estacionamentos e com muito espaço físico.

Dr. Luiz Paulo Lauda: Como um apaixonado pela minha profissão continuarei sempre a exercendo. Fazer o que sei de melhor, que é reabilitar. Este ano completo 10 anos de formado e ainda vejo que há muito a aprender. Quando olho para trás e vejo que cresci como pessoa e profissionalmente, isso é a melhor parte. Então, meu plano é continuar a crescer.

EQUIPE ODONTOLOGIA LAUDA

 

Fotos: Ernesto Sanchet

Deixar uma resposta