Artigo de opiniãoSem categoria

GENOCIDA

genocida
196views
Segundo o dicionário de língua portuguesa, genocida é a pessoa que cometeu genocídio, quem deliberadamente ordenou o extermínio de um grande número de pessoas, de todo um grupo étnico ou religioso, de um povo, de uma cultura ou de uma civilização.
Esta é a denominação que muitos artistas, intelectuais e funcionários públicos utilizam para denominar o governo brasileiro, amplamente divulgado nas mídias e com total apoio e disseminação dos grandes veículos de comunicação do grupo Globo.
Independente de opiniões divergentes sobre as condutas e sobre a total liberdade de expressão, fico imaginando como será que os americanos denominam o seu país, o seu governo com mais de 600 mil mortes em decorrência do covid?
Como é possível um país com um dos maiores PIBs do planeta, com produção própria de vacina, com hospitais e CTIs de ponta, com médicos e tecnologia disponíveis, atingir um índice tão alto de mortalidade?
Nos EUA não teve superfaturamento de hospitais. Não sabemos de nenhum escândalo de respiradores escondidos ou desviados. Não soubemos de nenhum governador que utilizou dinheiro da saúde para quitar folha de pagamento.
No EUA, 60% das pesquisas científicas são de dinheiro publico. Mas pesquisa científica de verdade. Novas medicações, vacinas, novos tratamentos. Algo útil para a humanidade.
Lá os artistas também não recebem dinheiro público para fazer shows, cinema ou teatro. Diferente do Brasil onde artistas consagrados, milionários, receberem milhões da Lei Rouanet, criada para incentivar a cultura, mas destinada para cachês de pessoas já muito bem sucedidas como Claudia Leite, Daniela Mercury, Luan Santana, Gilberto Gil e uma centena de outros. A própria Fundação Marinho abocanhou mais de 7 milhões.
Enquanto aqui as pessoas continuam se odiando, alimentando a indústria da calúnia, da violência nas redes sociais e do jornalismo sensacionalista e destrutivo, a propina segue correndo nos bolsos de quem compra, autoriza ou cria projetos de dinheiro público.
Na minha humilde opinião, genocida é quem nega atendimento adequado e a utilização de todos medicamentos e recursos disponíveis para tentar salvar. É quem desvia dinheiro público.
Quanto custa um leito de hospital? Em torno de 10 mil reais pode se comprar uma cama hospitalar de boa qualidade. Quanto custa uma diária de uma CTI? Em média 2 mil reais. Quantos hospitais e respiradores poderiam ter sido construídos com os bilhões desviados?
Os estádios de futebol e todo o seu entorno custaram 25 bilhões em 2014. As Olimpíadas custaram 39 bilhões, em 2016 .
Me diga quais são tuas prioridades de investimento que te digo quem tu és.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Silvana Maldaner

25-06-2021

Deixar uma resposta