Artigo de opiniãoSem categoria

Educação x opinião

Educação x opinião
46views

Vivemos numa democracia onde todos podem ter sua opinião, fazer questionamentos e não concordar com decisões ou discursos. Mas existe um abismo muito grande entre criticar e ofender. Ofender a honra, ofender o passado, diminuir e usar adjetivos pejorativos, depreciativos nunca foi e nunca será apenas uma opinião.

Muitos indivíduos ganham a vida gerando conflito entre as pessoas para se promoverem como os pensadores. Conseguem de alguma maneira engajar seguidores ou apoiadores. Alguns chegam até a receber dinheiro público para representar seus pares.

Fico imaginando o quanto de ódio deve existir dentro destas pessoas. Destilam a sua raiva para tudo que é histórico, tudo que é sagrado, e principalmente negam as nossas raízes.

Como diz o nosso hino, povo que não tem virtude, acaba por ser escravo. Quantas pessoas são escravas de suas ideologias, seus partidos, seitas ou apenas apegadas ao poder ou a destruir quem está no poder?

Uma comunidade inteira não pode ser penalizada ou julgada por opiniões preconceituosas e ofensivas de baixo escalão.

Quanto tempo continuaremos aceitando inverdades e distorções da realidade?

Quantos anos levaremos para evoluir enquanto seres humanos capazes de dialogar sem ofender? Questionar sem agredir? O discurso de ódio não pode ser mais aceito.

As redes sociais democratizaram as opiniões. Qualquer pessoa pode expressar seus comentários, seus sentimentos sobre a vida e os fatos. É maravilhoso interagir e compartilhar com diversas pessoas o mesmo sentimento. Aproxima as pessoas, revela muito de como as pessoas enxergam, compreendem e fazem a leitura da vida, mas também, separa.

Quanta gente perdeu o encanto, o respeito e a admiração das pessoas por opiniões nas redes sociais? Quantas amizades desfeitas, famílias separadas e figuras públicas canceladas?

No final das contas, prefiro valorizar pessoas que possuem convicções e opiniões embasadas em dados reais, fatos concretos, do que aqueles que ficam em cima do muro, querendo agradar gregos e troianos, ou como papagaios de pirata. Ninguém agrada todo mundo o tempo todo. Mas respeito e educação sempre foi essencial.

É bom quando as máscaras caem e os propósitos de cada um são revelados. Ninguém consegue ficar quieto muito tempo fingindo ser o que não é. A culpa não é da rede social. Ela apenas revela quem são as pessoas.

E quando dizem que o brasileiro não tem memória, vem a nossa senhora do print trazer à tona toda a verdade. A humildade é para os fortes de espírito. A verdade sempre liberta.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Silvana Maldaner

17-06-2021

 

 

Deixar uma resposta