Entrevistas

Coronel Juarez Marcon: Tricampeão brasileiro de hipismo

Cel. Juarez Marcon
Detalhe da foto em ocasião no campeonato nos EUA com os dois presidentes Ronald Reagan e João FigueiredoDetalhe da foto em ocasião no campeonato nos EUA com os dois presidentes Ronald Reagan e João Figueiredo
Cel. Juarez Marcon com o presidente FigueiredoCel. Juarez Marcon com o presidente Figueiredo
29views
Coronel Juarez Marcon em visita a Santa Maria
Coronel Juarez Marcon em visita a Santa Maria

Coronel Juarez Marcon natural de Santiago (RS), iniciou sua trajetória marcante quando servia em Alegrete. Em 1977 foi convidado para trabalhar em Brasília, pelo próprio presidente da república, na época João Baptista de Oliveira Figueiredo o 30º Presidente do Brasil, de 1979 a 1985.

Marcon foi responsável pelo centro de hipismo da Granja do Torto por 8 anos e acompanhou o Presidente da Republica em mais de 25 países em eventos oficiais e campeonatos, junto aos chefes de Estado e autoridades internacionais.

A paixão por cavalos e a busca incessante no aperfeiçoamento e técnicas esportivas, colocou Cel. Marcon num ranking internacional de conhecimento e diferenciação. Segundo ele, esse esporte necessita de força e equilíbrio, conexão com o animal e uma disciplina diária.

Cel. Juarez Marcon

Dentre os mais de 600 troféus, lembra com muito carinho os dois troféus que ganhou em mãos do Dr. Mariano da Rocha no ano de 1970, aqui na UFSM. Lembra também do cavalo que marcou a sua vida, o qual chamava com muito carinho de Sinuelo, trazido de Quaraí e que foi seu grande companheiro por quase 20 anos acompanhando em duas olimpíadas do exército. Entre os prêmios mais importantes destaca o título em Paris e o prêmio Bronze recebido por apenas três pessoas no Brasil. Foi Tricampeão Brasileiro e Campeão do Exército nas categorias de Salto, Adestramento e Concurso Completo de Equitação.

Foi convidado para participar e competir nas olimpíadas de Munique, na Alemanha, mas o Governo não investiu em verbas para essa viagem.

Juarez veio ao Rio Grande do Sul para visitar o novo centro de Equitação em Santiago, onde a família Bonoto levou toda a sua equipe para fazer os cursos ministrados por ele em Porto Alegre e que também irá oferecer cursos de equoterapia para crianças e famílias carentes. O centro terá psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, preparadores físicos, entre outros.

Em torno de 10% da população do mundo possui algum problema físico ou mental e a equoterapia é muito aconselhável para isso. Hipócrates, pai da medicina, já dizia que a equitação ao ar livre rejuvenescia, por isso, a equoterapia não é considerada uma prática nova.

O Coronel possui dois filhos: Nélton que seguiu a paixão pelo hipismo, colecionando 14 anos de competição no Brasil. Foi campeão internacional de saltos e sua esposa Dany Moura, campeã internacional de adestramento. Atualmente moram e mantêm um centro de hipismo nos EUA. Seu outro filho, Lúcio é engenheiro civil reside em Brasília com sua esposa Camila, geóloga.

No auge de seus 81 anos, mantem vivacidade, energia e entusiasmo. Continua ganhando provas e a ministrar cursos e avaliações em todo país nos novos centros de Equoterapia, pois 76 anos de experiência com cavalos e 56 anos na prática do hipismo, é uma marca para poucos no mundo.

Deixar uma resposta