Empreendedorismo

Organizando o home office

Taísa Bortoluzzi
116views

Home Office estão sempre cheios de coisas que pensamos que um dia vamos usar, por exemplo: um folder, recibos, folder de promoções. O pensamento é sempre o mesmo: Vai que um dia eu preciso! Mas, quando você precisa daquele recibo ou cupom fiscal, ele desaparece. Isso é impressionante. O nome disso é falta de critérios e setores.

O escritório doméstico pode ser organizado.

Um estudo diz que 35% da nossa felicidade vem da nossa capacidade de objetivar e solucionar o que antes nos incomodava. Com um home office organizado, simplesmente poderemos encontrar tudo o que precisamos. O famoso: Menos é mais!

É hora de liberar! Libere o máximo de coisas possíveis.

Papelada velha, contas, recibos, correios: Analise o que é necessário ou não de manter guardado, por razões contábeis ou fiscais; Contas de luz, por exemplo, devem ser guardadas somente do ano vigente pois as fornecedoras enviam em dezembro um documento de quitação.

Home Office - Pasta organizadora

Tesoura, cola, régua, canetas, clipes, grampeadores, post it, grampo: Una-os todos como se fossem da mesma família para que esses acessórios fiquem juntos. Dica: a primeira gaveta e sempre pensada com esse objetivo.

Coisas que você não usa mais, mas que insiste em guardar, porque ainda é apegado a frase “vai que eu precise disso um dia”, jogue lá na caixa de lixo ou doe, sem medo.

Bugigangas podem ser jogados fora sem medo de ser feliz. Aquele marcador de texto que está falhando ou canetas que insiste em guardar, liberte-se! Não temos tempo para guardar essas coisas.

Telefones e eletrônicos velhos ou estragados, assim como cabos e carregadores, devem ser doados ou jogados fora. Não esqueça: eles precisam ir para a caixa da reciclagem.

Home Office - Post itsLembre-se, durante essa fase vai estar tudo muito bagunçado. Tenha calma e apenas se concentre em liberar e dar destino às coisas. Depois de finalizada essa etapa, permita-se fazer algo que você goste muito. Se dê isso de presente, porque não é fácil “destralhar”.

Hora de comprar os arquivos

personalizados para guardar todo mundo.

Você pode comprar pastas de cores diferentes para cada setor. Pode comprar todas iguais, criando uniformidade. Lembre-se, é importante etiquetar todas elas, pois dessa forma qualquer membro da família poderá ter acesso.

Algumas sugestões de categorias:

  • Gestão: Marketing, contabilidade, imposto, FGTS.
  • Financeiro: Condomínio, luz, contas bancárias, cartões de crédito, investimentos, planejamento de previdência privada, empréstimos pessoais, água, gás, internet, telefone.
  • Família: Documentos dos integrantes, marido, esposa, filhos, pets.
  • Dentre essas categorias ainda temos: Espiritualidade, casa/domésticas.

Disciplina é liberdade.

Você pode encontrar rapidamente as coisas. Você pode ter uma mesa limpa. Você pode projetar uma imagem pessoal organizada. Sua desordem mental irá melhorar e você irá se sentir mais motivada. Terá um sentimento de domínio e liberdade perante as coisas.

 

Contatos Taísa Bortoluzzi:
WhatsApp: (55) 98144-7475
Instagram: @taisabortoluzziorganizer

Deixar uma resposta