Entrevistas

Farret Odontologia: uma história de paixão pela odontologia de excelência

Marcel Marchiori Farret, Janessa Luiza Engelmann e Alessandro Marchiori Farret (Fotos: Vanessa Marconato)Marcel Marchiori Farret, Janessa Luiza Engelmann e Alessandro Marchiori Farret (Fotos: Vanessa Marconato)
161views
A história da Farret Odontologia iniciou no ano de 1974, quando o Dr. Milton Farret montou a sua primeira clínica em Santa Maria. Em 2006, seus dois filhos Marcel Marchiori Farret e Alessandro Marchiori Farret retornaram da Pós Graduação e viraram sócios da clínica, inaugurando em 2011 uma nova sede, nas salas 112 e 113 do Edifício Rio da Prata, no centro da cidade. Desde então a clínica se manteve em constante aperfeiçoamento e crescimento, ofertando novas possibilidades de tratamento.

Em 2020, o Dr. Milton Farret, aos 75 anos de idade, já aposentado da UFSM onde lecionou por 40 anos, decidiu que era hora de se aposentar também das atividades clínicas e curtir um pouco mais a vida e a casa na praia. Os filhos seguiram os caminhos e juntou-se a eles na clínica a Odontopediatra Janessa Luiza Engelmann, somando-se à missão e legado de oferecer o que há de melhor em tratamentos odontológicos aos pacientes.

Marcel Farret, Milton Farret e Alessandro Farret
Marcel Farret, Milton Farret e Alessandro Farret (Foto: Asa Photo)

Quais são os diferenciais da clínica?
Inicialmente a clínica tratava apenas casos de Ortodontia, com os anos, outros serviços foram sendo incorporados. Hoje a clínica possui uma Odontologia mais integrada, oferecendo aos pacientes diferentes tipos de tratamento de saúde e estética bucal.

Um mesmo paciente pode ser tratado por diferentes especialidades. É comum termos famílias inteiras acolhidas dentro do ambiente odontológico da clínica, com o conforto e a segurança de serem acompanhados dentro da mesma estrutura, por profissionais coordenados entre si em todas as intervenções.

EQUIPE ATUAL

Dr. Marcel Marchiori Farret
Dr. Marcel Marchiori Farret

Dr. Marcel Marchiori Farret formou-se pela UFSM em 2003 e logo após mudou-se para Porto Alegre para cursar o Mestrado e Doutorado em Ortodontia na PUCRS. Atua na clínica como Ortodontista atendendo crianças, adolescentes e adultos. Atua também no tratamento do ronco e Apneia Obstrutiva do Sono. É Professor na Especialização em Ortodontia do CEOM em Passo Fundo desde 2009. Além das atividades clínicas e docentes gosta muito de escrever e possuí mais de 30 artigos internacionais publicados na sua área. Foi Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia em 2014, um selo de excelência clínica concedido a Ortodontistas. Além de apaixonado pela profissão, sempre teve uma vida ligada aos esportes como a natação e o ciclismo, presença de amigos e família e é aficionado também por viagens, onde divide esse amor com a noiva e parceira de vida e aventuras Isadora Stangherlin.

Dr. Alessandro Marchiori Farret
Dr. Alessandro Marchiori Farret

O Dr. Alessandro Farret é o cirurgião da equipe. Formou-se em odontologia em 2004 pela UFSM, e após foi residente de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. No mesmo período, concluiu Especialização e Mestrado em Cirurgia na PUCRS. Atua na área de cirurgia odontológica e maxilofacial, tanto no bloco cirúrgico da própria clínica, onde são realizados implantes dentários, extrações dentárias complexas, quanto nos principais hospitais da região, onde faz parte do corpo clínico, realizando cirurgias de maior porte, como as cirurgias ortognáticas. Atua também no tratamento da Dor Orofacial, Disfunções Temporomandibulares, bruxismo e Harmonização Orofacial. Também é professor de Pós Graduação da UNIAVAN, e coordenador do curso de Cirurgia Dentoalveolar do instituto Advanceh de Santa Cruz do Sul. Dr. Alessandro é ciclista há mais de 2 décadas, gosta muito de curtir praia com a família, a esposa empresária Emanuela Rigo e o filho Bento.

Dra. Janessa Luiza Engelmann
Dra. Janessa Luiza Engelmann

A Dra. Janessa Luiza Engelmann possui graduação em Odontologia pela UPF no ano de 2013, Mestrado em Ciências Odontológicas com Ênfase em Odontopediatria pela UFSM concluído no ano de 2015 e atualmente cursa Doutorado em Clínica Odontológica Baseada em Evidências Científicas na UPF. Também faz parte do grupo de Professores da Pós Graduação em Odontopediatria da UPF. Trabalhou como membro colaborador externo voluntário no atendimento de bebês, crianças e adolescentes no Container Odontológico do Hospital Universitário de Santa Maria de 2015-2018 e é membro da Associação Gaúcha de Odontopediatria (AGOPED). Além da dedicação ao trabalho e estudos na Odontopediatria, é muito ligada aos momentos com a família e amigos, tem grande apreço por leitura, viagens e experiências gastronômicas. Divide a rotina de trabalho também com o cuidado aos seus dois cachorros, que são sua alegria e diversão.

Auxiliares em saúde bucal (ASBs)

Também trabalham conosco 3 auxiliares em saúde bucal, Andressa Paim, Jenifer Cardoso e Denise Peres, fundamentais para que possamos oferecer um tratamento personalizado a nossos pacientes. Elas garantem conforto e atendimento desde a sala de espera. Além disso, estão sempre presentes para dúvidas no telefone ou WhatsApp da clínica. Nos preocupamos com o bem estar do paciente, portanto, nossas auxiliares os acolhem em todos os momentos.

Marcel Farret, Jenifer Cardoso, Janessa Engelmann, Andressa Paim, Denise Peres e Alessandro Farret
Marcel Farret, Jenifer Cardoso, Janessa Engelmann, Andressa Paim, Denise Peres e Alessandro Farret

Qual o conceito de atendimento dado aos pacientes?
Acreditamos que a união de conceitos tradicionais de atendimento, aliados aos avanços tecnológicos são a melhor forma de se estar na vanguarda odontológica e oferecer o que há de melhor em Odontologia.

Portanto, a filosofia da clínica, como o próprio nome diz, é o tratamento personalizado a cada paciente, que valoriza de forma plena as necessidades de todos. Realizamos consultas integrais, com observação aos mínimos detalhes de cada paciente, para que se atinja o máximo de precisão em diagnóstico, planejamento e tratamento.

A clínica possui diversas especialidades, como funciona essa interação?
Muitos tratamentos interdisciplinares são realizados na própria clinica, como os tratamentos de prevenção e intervenções clínicas em bebês, crianças e adolescentes, associados muitas vezes a interceptações ortodônticas com aparelhos.

Outro exemplo, são as necessidades de reabilitação orais extensas com utilização de implantes dentários, que necessitam de preparo ortodôntico prévio. Também o tratamento da dor orofacial que, normalmente é realizado previamente a qualquer outro tipo de procedimento odontológico oferecido na clínica. Portanto, diversas especialidades e procedimentos coordenados entre equipes da própria clínica.

Como vocês visualizam o futuro dos tratamentos odontológicos?
A odontologia recentemente tem vislumbrado a inserção de tecnologias auxiliares no diagnóstico, planejamento e tratamento. Acreditamos que todos os recursos que somem benefícios aos pacientes devem ser e, são incorporados à nossa rotina.

No entanto, somos conscientes de que o conhecimento do profissional ainda é e, possivelmente sempre será, a principal ferramenta nesse contexto, por isso a nossa busca incessante por conhecimento e atualização.

Deixar uma resposta