Empreendedorismo

Estância dos Montes: Projeto da Idealiza Urbanismo cria núcleo urbano em Santa Maria

Clareira de 50 mil m² contornada pela APP de Mata Nativa d onde se situará o Clube Social do Estância dos MontesClareira de 50 mil m² contornada pela APP de Mata Nativa, onde se situará o Clube Social do Estância dos Montes
Sócios da Idealiza Verticais: Fabiano de Marco, André Beiler, Ricardo Costa e Lucas ScapinSócios da Idealiza Verticais: Fabiano de Marco, André Beiler, Ricardo Costa e Lucas Scapin
211views

Uma nova geração de condomínios. Um local que incentiva a convivência que traz de volta o espírito dos clubes sociais onde se fazem amigos e criam-se laços para toda a vida. Passar a ter isso em casa pode se dizer que é um dos grandes atrativos do Estância dos Montes, primeiro empreendimento lançado pela Idealiza Urbanismo em Santa Maria. A ideia é inovadora, como são os projetos da empresa que nasceu em Pelotas, mas que hoje está fixada em São Paulo e desenvolve empreendimentos espalhados pelo Brasil, em locais como Minas Gerais, Amapá, Sergipe, Roraima, Piauí, Santa Catarina e São Paulo, além do Rio Grande do Sul.

 

O projeto de Santa Maria vai transformar a cidade, a começar pelo porte do empreendimento: são 130 hectares, o que significa dizer que a Idealiza será responsável pelo primeiro núcleo urbano do município, a ser construído na BR 392 (faixa de São Sepé), próximo a Sede Campestre do Clube Dores, a 3,3 quilômetros do trevo da Uglione, em uma das regiões com maior potencial de crescimento no local.

 

“Ao comprar uma área sempre pensamos no futuro”, esclarece Fabiano de Marco, sócio-diretor da Idealiza Urbanismo. “Acreditamos que a cidade vai se expandir nessa área, debatemos muito esta questão com o Conselho Municipal”.

Serão 466 lotes nessa primeira etapa do empreendimento com lançamento previsto para março de 2021. As obras começam na sequência e os primeiros lotes devem ficar prontos 36 meses depois. As imobiliárias locais já estão cadastrando os interessados.

Localização do Núcleo Urbano da Idealiza onde serão implantados a Escola Modelo e o Condomínio Estância dos Montes
Localização do Núcleo Urbano da Idealiza onde serão implantados a Escola Modelo e o Condomínio Estância dos Montes

O investimento feito até agora pela Idealiza já alcança a marca dos R$ 20 milhões. A projeção da empresa é que o valor geral de vendas somente nessa primeira fase seja de aproximadamente R$ 100 milhões.

Mas mais do que isso, a chegada da empresa e a entrega do Estância dos Montes à Santa Maria significa crescimento e empregos: numa avaliação informal, pode se dizer que com a entrega dos lotes e as obras individuais de todas as fases do empreendimento, a região poderá ter cerca de 9,6 mil empregos temporários, a serem gerados nos próximos anos.

Planejado para ocupar um terreno de 39,5 hectares, o Estância dos Montes terá uma Área Social de 50mil m², contornada por uma Área de Preservação Permanente, onde será construído um Clube Social destinado aos moradores.

O núcleo urbano iniciado pelo Estância dos Montes terá infraestrutura para comportar serviços de conveniência adequados e necessários ao bom funcionamento de uma transformação social: postos de gasolina, farmácias, mercados, prédios administrativos sob responsabilidade do município, de ensino, entre outros.

Fabiano de Marco e Ricardo Costa
Fabiano de Marco e Ricardo Costa

Já está confirmado inclusive a primeira unidade de ensino: “Adquirimos uma área no núcleo urbano da Idealiza com o objetivo de empreender uma escola modelo para a região”, argumenta João Vicente S. S. Netto, o professor Netto, cofundador das marcas Totem e Valley, e atualmente sócio-diretor do Fleming Medicina.

A arquitetura do prédio do Clube Social tem estilo contemporâneo e será adaptado para o clima da região: uma edificação elevada, com muita ventilação e varandas generosas com um excelente sombreamento. O projeto é coordenado pelo arquiteto Rudelger Leitzke. A academia, totalmente montada com equipamentos Life Fitness, estará equipada para diferentes atividades e necessidades – e com treinadores capacitados à disposição.

Piscinas abertas e térmica semiolímpica, sauna seca e úmida, espaço gourmet e restaurante – com economato e chef residente. Quadras de tênis e futebol, além de grandes lagos e espaços para contemplação.

 

“Pensamos num projeto que realmente pudesse unir as pessoas e verdadeiramente criar um espírito de vizinhança e comunidade”, explica Fabiano.

 

O Estância dos Montes será um marco em Santa Maria e região.

Idealiza Urbanismo

Há 12 anos no mercado, a Idealiza Urbanismo já entregou mais de 2,4 milhões de m² em condomínios, loteamentos e bairros planejados inovadores em diferentes estados do país, contando com mais 50 colaboradores em suas sedes e 700 colaboradores indiretos atuando na condução de seus projetos.

A Idealiza Urbanismo é uma empresa que carrega consigo os novos ideais da sociedade de valorização do espaço público, de criatividade e busca pelas melhores experiências conectadas com um senso de comunidade e respeito ao próximo. A empresa já foi agraciada com o GRI Awards 2019, em virtude da entrega do Parque Una, considerado o melhor Projeto de Loteamento do Brasil.
Desde o nascimento, em 2005, desenvolvemos ideias que vão além da arquitetura tradicional. Rompemos com o que não funciona e exploramos novos conceitos. Cada espaço desenvolvido é diferente, para garantir a melhor experiência de acordo com as peculiaridades e necessidades dos locais. 

Tudo isso sempre com respeito ao ambiente e qualidade na entrega, com condomínios e bairros planejados que contemplam arte, natureza e funcionalidade.

 

“Rompemos com o que não funciona e exploramos novos conceitos.”, Fabiano de Marco, Sócio Idealiza Urbanismo e Verticais.

 

“Com os braços da Idealiza Urbanismo e Verticais conciliamos produção artesanal e inovação com bases sólidas, resultando em empreendimentos únicos como o Parque Una.”, diz Ricardo Costa

Idealiza verticais

Parque Una
Parque Una

A Idealiza Verticais é um braço construtivo que garante a entrega de qualquer projeto, por mais grandioso que seja. Sempre com alto padrão de construção e pontualidade inegociável. É assim que vem acontecendo com os edifícios do ambicioso Parque Una, em Pelotas (RS).

O Parque Una é feito de ideias inovadoras. Foi planejado com inspiração nos conceitos de Jan Gehl para Novo Urbanismo, de Jane Jacobs para Olhos na Rua e nos de Cidade Criativa, do norte-americano Richard Florida. É uma ideia de resgate da qualidade de vida e um melhor relacionamento entre as pessoas e a sua cidade. Em um desenvolvimento criativo sustentável de longo prazo.

 

“O Parque Una representa o resgate da convivência, resultado da ressignificação e qualificação dos espaços públicos”, afirma Ricardo Costa.

Empreendimentos entregues no RS

• Bosques de Atlântida: 2009. Praia de Atlântida/RS
• Costa Serena: 2012. Capão da Canoa/RS
• Lagos de São Gonçalo: 2013. Pelotas/RS
• Veredas Altos do Laranjal: 2014. Pelotas/RS
• Alphaville (permutante): 2015. Pelotas/RS.

Fabiano de MarcoFabiano de Marco

Iniciei minha carreira no universo do Direito e pude acumular conhecimento sobre Direito Imobiliário e questões que envolvem a gestão do espaço público, tendo sido conselheiro do Plano Diretor de Pelotas e participado de debates sobre leis de regularização de imóveis, novos zoneamentos do plano diretor, alterações de perímetros e outros pontos fundamentais para meu posicionamento, hoje, no setor imobiliário e de urbanismo.

Atualmente, sou sócio e cofundador da Idealiza Urbanismo e da Idealiza Verticais, empresas que, em conjunto, oferecem para o mercado bairros planejados desde a sua concepção até as fases de infraestrutura, incorporação e construção de edifícios, sempre levando em conta princípios como a ausência de muros, fruição, fachadas ativas, autogerenciamento;

Em janeiro/20, concluímos a obra do Una Makers, um espaço pensado para o desenvolvimento da economia criativa que abriga startups e empreendedores interessados em fortalecer seu networking com empresas que impulsionam o surgimento de novas ideias em seus segmentos de atuação;

Com visão de longo prazo e liderança, a Idealiza tem a proposta de promover a inovação para o mercado imobiliário, com bases sólidas que nos permitem realizar projetos capazes de contribuir, de fato, com uma nova ideia de cidade e de urbanização.

Ricardo Costa

Ricardo Costa

Ricardo além de sócio-diretor da Idealiza Urbanismo e Parque Una Pelotas, sócio da Idealiza Verticais e da Systax Sistemas Fiscais, cofundador da FISCOSoft Informações fiscais e legais, sócio da Imovem Imóveis Empresariais, sócio e Presidente do Conselho de Administração da Evino Comércio de Bebidas Ltda e cofundador do Realiza Digital.org.

“Nada do que eu conto para vocês hoje eu fiz sozinho. Eu sempre tive uma personalidade aberta para construir relações, principalmente profissionais. E uma desencadeou em outras. Quando se tem uma sociedade, as chances de se prosperar são maiores, especialmente quando se constrói uma relação de confiança a partir de uma parceria a longo prazo”

“Você acaba deixando um legado que ultrapassa você. Eu não gosto muito de empresas que dependem muito de pessoas, eu acho que as empresas devem depender de culturas”, destacou. Para finalizar, Ricardo lembra que há uma imensa preocupação com o mercado de trabalho dez anos a frente ou com o avanço acelerado da tecnologia, mas afirma que encara o cenário com otimismo. “O que sempre fez a diferença é a nossa capacidade de nos relacionarmos com o próximo, de desenvolver vínculos sociais verdadeiros. Isso a mim inspira e não vejo com nenhum negativismo o futuro que está por vir”, finalizou.

Deixar uma resposta